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A boa comunicação é essencial para um profissional crescer no mercado de trabalho. Entenda como desenvolver essa habilidade.
O trabalho colaborativo faz parte da rotina de qualquer empresa. Isso significa que todos os profissionais terão de entrar em contato com colaboradores de outras áreas muitas vezes. Por esse motivo, a boa comunicação é uma habilidade bastante valorizada pelas lideranças e ajuda a melhorar o clima organizacional de um negócio.
Ruídos comunicacionais comprometem as atividades internas e causar conflitos. Quem sabe dialogar com eficiência se destaca entre os demais, algo fundamental para obter promoções e galgar posições de liderança.
Se o seu objetivo é crescer no mercado profissional, então precisa começar a buscar formas de desenvolver uma boa comunicação. Confira a seguir algumas dicas para alcançar esse objetivo:
Ao contrário do que alguns podem acreditar, a comunicação verbal é apenas uma das maneiras de se comunicar que estão presentes nos ambientes de trabalho. O tom de voz e a comunicação não verbal (aquela com gestos e movimentos) igualmente afetam a mensagem que se está passando.
Por isso, para dialogar com eficiência é altamente recomendável conhecer os pontos que afetam esses modos de se comunicar. Ao falar, a postura, a gesticulação e o volume da voz devem ser levados em consideração para evitar ruídos na mensagem.
Ainda há uma quarta forma de se comunicar que deve se prestar atenção: a comunicação escrita. Ao se mandar e-mails ou mensagens, é possível ter maior controle sobre o que se está informando, mas é necessário ficar de olho nas palavras usadas para que elas não gerem dúvidas ou problemas de compreensão.
A escuta ativa é o processo de prestar a maior atenção possível no outro para compreender a mensagem que está recebendo em sua completude. A prática não envolve apenas ouvir bem o que está sendo comunicado, mas prestar atenção maior no tom de voz e nos gestos da pessoa com quem se conversa.
É muito comum dialogar sem assimilar totalmente o que um companheiro diz. Isso prejudica a interação e se coloca como um grande obstáculo para a boa comunicação.
Ao escutar o outro deve-se evitar interromper a pessoa que está falando. Mesmo que discorde do que está sendo dito, deixe o emissor terminar a fala e espere seu momento para expor sua opinião.
A colaboração entre todos os profissionais é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Entretanto, para que isso ocorra com eficiência, é preciso haver uma boa comunicação entre todas as partes.
Por isso, quanto mais você busca cooperar com os demais, mais poderá desenvolver suas habilidades de diálogo no meio profissional. Isso também melhorará seu relacionamento interpessoal e te tornará um indivíduo bem reconhecido por seus parceiros.
Os feedbacks são ótimas ferramentas para promover a evolução pessoal. Uma boa comunicação envolve saber oferecer e ouvir críticas construtivas, de modo que é importante alinhar com o time sessões de avaliação para o crescimento de todos.
Vale ainda alinhar com a equipe de recursos humanos e a gerência da empresa para que esses momentos de debate focado no desempenho tornem-se algo comum em todas as áreas do negócio.
Uma empresa que adota uma cultura organizacional baseado no feedback estimula tanto o desenvolvimento de sua comunicação interna, quanto o crescimento pessoal de seus colaboradores.
A comunicação é fortemente movida pela emoção. Por isso, conhecer a fundo seus sentimentos e como eles são afetados pelo ambiente ao seu redor é imprescindível para se comunicar com eficiência e evitar conflitos.
Trata-se de algo que só se consegue alcançar quando se tem uma inteligência emocional bem desenvolvida.
A Fênix Educação pode auxiliar você a conquistar esse objetivo com o curso Inteligência Emocional e Comunicação, que oferece um panorama dos saberes necessários para melhorar o controle sobre os sentimentos e manter uma boa comunicação no ambiente profissional.
No mercado de trabalho, a comunicação estará presente também em relacionamentos externos, como aqueles criados entre os colaboradores de um negócio e seus clientes.
Quando se aperfeiçoa essa habilidade, as relações estabelecidas com o consumidor se mostram mais fortes e fidedignas. As lideranças das equipes estão atentas aos profissionais que conseguem fortalecer essas conexões e dão preferência a eles no momento de promover pessoas de seus times.
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