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As campanhas de marketing digital são essenciais para as empresas engajarem o público no ambiente virtual e construírem uma relação mais próxima com seus consumidores. Entretanto, há diversos tipos de conteúdo multimídia que podem ser disponibilizados na internet como imagens, vídeos e áudios.

No momento de construir uma estratégia publicitária, é fundamental conhecer cada um desses modelos de produtos e entender como utilizá-los da melhor forma.

Se o seu objetivo é desenvolver um planejamento de marketing digital arrojado, que atraia o público de forma orgânica e que inclua diferentes formatos de mídia, continue acompanhando este artigo. A seguir, vamos elencar alguns dos principais tipos de materiais multimídia que podem fazer parte dessas campanhas:

E-mail marketing

Produzir conteúdo de e-mail marketing é uma das formas mais comuns e eficientes de entrar em contato com o público-alvo. Trata-se de um canal direto de comunicação com o cliente, uma vez que, quando bem programado, a mensagem eletrônica não cairá em caixas de spam.

Há várias vantagens ao se utilizar desse produto. A principal delas é a possibilidade de segmentação, uma vez que é possível disparar diferentes mensagens para consumidores com gostos distintos. Com as ferramentas próprias, ainda se obtém dados de quantas pessoas leram de fato os e-mails e os resultados gerais de venda para uma campanha.

O único empecilho é que, para se criar estratégias com esse tipo de produto, é preciso antes possuir uma lista de contatos já desenvolvida. Isso é algo que só se conseguirá fazer com a ajuda de outros tipos de conteúdo.

Vídeos

Considerados um dos materiais multimídia mais dinâmicos e importantes em uma estratégia de marketing, os vídeos são ótimos para chamarem a atenção dos consumidores.

Esses conteúdos podem ser divulgados em plataformas como redes sociais, sites da web e até mesmo aplicativos. Por isso, vale a pena explorar diferentes formatos de construção de materiais audiovisuais, como alguns mais longos e outros de duração menor.

Com o alto consumo de vídeos, é recomendado colocar a produção desses produtos no cronograma das estratégias de marketing. Eles podem demandar algum tempo, mas vale dizer que não precisam ser produtos caros. Com uma boa gestão de recursos, se consegue desenvolver esse tipo de conteúdo a baixo custo.

E-books

Os e-books são ferramentas populares de marketing digital por dois motivos: podem facilmente ser produzidos com um orçamento menor e são ótimas iscas para captar leads (ou seja, clientes em potencial).

Os consumidores sempre estão dispostos a obter material rico que possa ajudá-los a compreender melhor um assunto que os interessa. Com os e-books é possível disponibilizar informações relevantes e ao mesmo tempo estreitar a relação do cliente com a marca.

Podcasts

Os conteúdos em áudio se tornaram uma sensação com o público. São de fácil consumo e podem trazer uma infinidade de conteúdos informativos para públicos distintos.

Por isso, muitas empresas já investem na produção de um podcast para a sua marca. Trata-se de um material de produção simples que, quando incluído em estratégias de marketing digital, tem a possibilidade de chamar tanto a atenção dos consumidores fiéis, como daqueles mais recentes.

Os podcasts também podem ser empregados para conteúdo de entretenimento, uma vez que muitas organizações já criam séries fictícias para aproximar o público de suas marcas.

Infográficos

Conteúdos visuais são ótimos por permitirem que o público tenha uma compreensão rápida e dinâmica da informação disponibilizada. Por esse motivo, os infográficos são tão populares e podem ser aplicados em páginas para a web, e-mails marketing e publicações em redes sociais.

Tal material busca comprimir determinado assunto em um único painel visual que mistura textos curtos e imagens. Os consumidores memorizam com maior facilidade o que é publicado com esse produto midiático, o que melhora o engajamento deles com uma marca.

Aprenda a desenvolver bons conteúdos para estratégias de marketing digital

Muitos profissionais de marketing acabam tendo dificuldade em entender como construir os conteúdos citados com eficácia.

Cada material tem um estilo próprio e precisa ser pensado na melhor forma para se encaixar em uma estratégia publicitária.

Se um indivíduo não tem a capacitação correta para compreender o papel de cada produto no planejamento de marketing, dificilmente estará apto a elaborar uma boa estratégia multimídia. Por tais motivos, possuir uma qualificação abrangente nessa área é essencial para construir planejamentos de destaque.

Isso é algo que o curso de Marketing Digital da e-Hive busca oferecer. Com um material ministrado por profissionais de grande atuação no setor, os alunos têm contato com diferentes maneiras de se pensar a gestão de marketing no dia de hoje.

Isso permite que eles se tornem mais preparados para liderar demandas na área e construam estratégias pautadas em uma visão generalista de engajamento, com a aplicação de conteúdos multimídia.

Conheça esse curso e aprenda a desenvolver os melhores planejamentos de marketing digital para o seu negócio!