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Para atrair a atenção de clientes nas redes sociais não basta apenas produzir bons conteúdos para publicações em uma linha do tempo. É preciso investir em anúncios que alcancem o público específico de uma marca. O Facebook Ads é uma das ferramentas mais utilizadas para isso.

Com ele, qualquer empresa, seja ela de grande ou de pequeno porte, pode criar campanhas publicitárias que serão divulgadas em redes como o próprio Facebook e o Instagram.

Isso o torna uma das plataformas mais importantes que existem para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Se você ainda não conhece o Facebook Ads ou quer conferir algumas dicas para melhorar suas campanhas em redes sociais, continue acompanhando esse texto. Vamos nos aprofundar mais nesse tema!

O que é o Facebook Ads?

logo do facebook adsEssa é uma ferramenta de mídia paga disponibilizada pelo próprio Facebook. Seu objetivo é permitir que as empresas divulguem anúncios pagos na rede social. Por ser uma plataforma concebida pelo conglomerado Meta, também inclui a criação de campanhas para o Instagram e o Messenger.

O Facebook Ads foi pensado para atender aos mais diferentes públicos. Por isso, conta com uma interface amigável e oferece diversas funcionalidades que ajudam na segmentação dos materiais publicitários.

Os anunciantes podem decidir a idade, o gênero, a localização e até os interesses pessoais daqueles que serão impactados por suas campanhas.

Assim como em outras ferramentas do tipo, a exemplo do Google Ads, essa plataforma pretende garantir que os anúncios atinjam as pessoas certas. Isso gera maior retorno para as empresas e amplia seu público-alvo.

Como funciona o Facebook Ads?

A criação de campanhas nessa ferramenta funciona com a definição de um orçamento para a divulgação dos anúncios. Isso significa que o usuário terá controle total sobre o seu investimento e o Facebook Ads não excederá o valor definido.

Automaticamente, os gastos realizados pela plataforma são uniformes durante o tempo de divulgação das publicações. Na prática, se o anunciante veicular dez conteúdos ao mesmo tempo, todas essas dez peças gastarão o mesmo valor do orçamento para serem veiculadas.

O usuário, porém, pode controlar esses custos e dar preferência a determinados anúncios em relação a outros.

Além disso, não necessariamente todo o investimento será gasto em somente um mês. O Facebook Ads avalia o desempenho das campanhas e define se deve ou não empregar todo o valor indicado pelo anunciante de uma vez ou reservar um valor para uso futuro.

A ferramenta ainda possui outros recursos que melhoram o alcance de anúncios de alto engajamento de maneira automática e diminuem o impacto daqueles que não performam tão bem.

Os tipos de anúncios disponíveis no Facebook Ads

Há vários modelos de anúncios que podem ser criados nessa plataforma. O usuário deve definir aquele que melhor se adequa aos seus propósitos.

As campanhas de mídia paga do Facebook Ads mais comuns são:

  • Anúncios estáticos: envolvem a divulgação de imagens estáticas vinculadas a um link que leva para alguma página com foco na venda de um produto ou serviço.
  • Anúncios em carrossel: similar ao modelo anterior, mas com a aplicação de diversas imagens que são exibidas como um carrossel. São comumente utilizados por empresas que possuem muitos produtos para apresentar. O link deve redirecionar a um e-commerce.
  • Anúncio em vídeo: o uso de vídeos se torna cada vez mais relevante nas redes sociais. Por isso, divulgar produtos com clipes curtos é uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes.
  • Impulsionamento de posts: não se trata de um anúncio em si, mas sim da possibilidade de impulsionar postagens orgânicas da página empresarial de um negócio. Essa é uma técnica que envolve o aumento de autoridade de uma marca nas redes sociais.

Deve-se citar que todos os modelos de anúncio vêm acompanhados de um texto de apoio ou legenda. É indispensável que esse conteúdo esteja bem alinhado ao que é mostrado na imagem e ajude a instigar o leitor a adquirir um produto ou serviço.

Os benefícios do uso do Facebook Ads

Ao começar a trabalhar com o Facebook Ads, o usuário notará uma série de benefícios trazidos por essa ferramenta. Ela não apenas fortalece a presença nas mídias sociais, como também permite que se crie testes com diferentes públicos segmentados.

O controle sobre o orçamento das campanhas é algo extremamente benéficos para pequenos e médios empreendedores, que conseguem iniciar campanhas com investimentos menores.

O usuário ainda terá acesso a todos os resultados de seus anúncios. Isso é essencial para que ele possa aprimorar suas campanhas e criar estratégias cada vez melhores no futuro.

Como criar uma boa campanha com o Facebook Ads?

O Facebook e o Instagram são espaços com um alto volume de anúncios sendo divulgados. Além disso, há muitas formas de criar campanhas nessas plataformas.

Os anunciantes precisam estar atentos às melhores maneiras de construir suas estratégias. Para isso, há algumas ações a dicas que os ajudam a elaborar planejamentos de marketing para mídias sociais realmente eficientes. Confira algumas delas:

Fazer testes

Testar uma estratégia é um passo importante na estruturação de uma campanha com o Facebook Ads. Anunciantes podem utilizar a ferramenta para criar muitas campanhas com orçamentos menores e assim verificar a reação de seu público em cada uma delas.

Otimizar anúncios

Os resultados de um teste devem ser verificados e os anúncios que tiverem melhor resultado podem ser otimizados, ou seja, o valor gasto com eles aumenta. Automaticamente, o material será divulgado para um volume maior de pessoas. Desse modo, o anunciante tem a chance de obter retorno maior sobre seu investimento e melhorar seus resultados finais.

Para isso, porém, é imprescindível ter em mente quais os resultados que se pretende ter com cada publicação. Um material pode ter alcançado bons números de curtidas, mas se o objetivo for a venda para o cliente final, não vale a pena comprometer um orçamento com ele.

Empregar técnicas de storytelling

O storytelling é uma técnica que usa a criação de narrativas para gerar engajamento para campanhas publicitárias. Pode ser muito interessante e até divertido construir anúncios em carrossel com essa estratégia. Quando isso é realizado com eficiência, se consegue atrair a atenção de novos clientes e obter um número maior de vendas.

Apostar em vários formatos

Como foi explicado, há modelos distintos de anúncios que podem ser realizados com o Facebook Ads. Uma boa estratégia é investir em mais de um tipo de anúncio. A diversidade auxilia no engajamento do público e traz informações valiosas sobre o comportamento do público a partir do modelo de conteúdo divulgado.

Buscar atualização com cursos na área

Por mais que um profissional tenha bons conhecimentos em Facebook Ads, sempre há técnicas e recursos novos a se aprender sobre a plataforma. Procurar cursos para sua atualização é vital para desenvolver campanhas cada vez melhores.

A e-Hive ajuda os profissionais de marketing digital nesse momento com o curso Facebook e Instagram Ads. Trata-se de uma qualificação que aborda diversos pontos do uso dessa ferramenta e oferece insights valiosos para a criação de campanhas inovadoras.