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As atividades da área de vendas parecem simples: basta oferecer um produto atrativo para o público, atender os clientes e finalizar a compra. Entretanto, o processo é muito mais complexo e necessita de boa habilidade.

O bom preço de um produto e a qualidade dele não garantem sua alta comercialização. É preciso saber vender de fato e conquistar o público para atingir sua fidelização. Nesse processo, a figura do vendedor assume o protagonismo.

Esse profissional é a ponte entre a empresa e o consumidor final, de modo que sua performance no ato de vender pode definir as escolhas do cliente.

Empresas de todos os portes trabalham com times de vendedores, que atuam tanto na prospecção de cliente, como na negociação de compras. Por isso, ter uma equipe de vendas altamente competente é essencial para o futuro de muitos negócios.

Há algumas habilidades desses profissionais que são altamente requisitadas pelo mercado e valorizadas pelos empregadores. Conheça algumas delas a seguir e descubra como melhorar sua capacidade de vendas:

Ótima comunicação

A comunicação é uma atividade inerente ao ato de vender. Toda a negociação de um produto ou serviço acontece por meio do diálogo entre duas partes, que pode ocorrer pessoalmente, pelo telefone ou até mesmo por redes sociais.

Nesse processo, o profissional deve ser objetivo, saber conversar de forma clara e não “enrolar” o cliente com informações irrelevantes. Quem se comunica bem consegue criar um forte vínculo de empatia com o consumidor e aperfeiçoar seu engajamento.

Vale lembrar que a comunicação não é apenas verbal: quando o processo ocorre pessoalmente, a postura, os gestos e a vestimentas também afetam o processo de diálogo.

Escuta ativa

Essa habilidade está relacionada à competência anterior. Para engajar um cliente, é indispensável entender o que ele procura e a melhor forma para isso é ouvir o que ele tem a dizer.

Por isso, é essencial saber escutar o consumidor sem interrompê-lo. Desse modo, descobre-se quais são suas dores, o que ele busca com um produto ou serviço e como quer ser atendido.

Escutar o cliente é algo fundamental para a criação de uma argumentação mais assertiva durante as atividades de vendas. Além disso, evita que o vendedor crie teorias em sua cabeça que acabam afastando ainda mais o consumidor.

Disciplina e gestão do tempo

Na rotina de trabalho, é comum acabar perdendo tempo com atividades menos produtivas que afetam todo o seu desenvolvimento. No mundo das vendas, isso pode comprometer uma compra ou fazer com que um cliente perca o interesse em um serviço.

Os profissionais da área precisam manter uma ótima disciplina e capacidade de gerenciar a duração de suas demandas para que elas não atinjam outras obrigações (e obviamente não prejudiquem uma venda). Os indivíduos que fazem isso aperfeiçoam sua performance e sua capacidade de atrair mais clientes.

Quem pretende se destacar nessa competência deve conhecer o curso de Gestão do Tempo da e-Hive. Ele aborda conceitos e metodologias para aprimoramento da produtividade, do foco e da disciplina.

Narrativa

Contar uma história envolvente faz parte do processo de vendas eficiente. Uma boa narrativa ativa tanto o lado racional quanto emocional do cliente. Para isso, é preciso saber expor os benefícios trazidos por um produto ou serviço, as transformações que a compra trará na vida do consumidor e por que ele deve adquirir tal item rapidamente.

Para isso, é primordial que o vendedor conheça bem a empresa em que trabalha e o produto que está oferecendo. Só é possível fazer uma boa narração daquilo que se domina.

Capacidade de negociação

A argumentação é um fator importante nos processos de vendas. Vendedores e clientes irão argumentar sobre benefícios e desvantagens de um produto. Nesse momento, é muito provável que algumas das principais críticas estejam relacionadas a preço e formas de pagamento.

Nesse momento, a capacidade de negociação se faz presente. O profissional deve conduzir a conversa de tal modo que a compra seja finalizada, mas que o consumidor se sinta favorecido de alguma forma, seja com um desconto ou com um parcelamento ampliado.

Gestão de conflitos

Algumas vezes o profissional de vendas se encontrará em situações de conflito. Nesse momento, é preciso ter calma e pensamento estratégico para contornar tais problemas. É necessário prezar pelo bom relacionamento com o consumidor e evitar desavenças que possam prejudicar a imagem do negócio.

Quem gerencia melhor situações como essa consegue vender mais e assim favorecer o crescimento do empreendimento.

Inteligência emocional

É fato que os sentimentos afetam o rendimento de qualquer profissional. Entretanto, no momento de vender, é importante não deixar que sensações de tristeza, angústia ou raiva sejam notadas pelo cliente. Por isso, possuir uma inteligência emocional bem desenvolvida é vital para o vendedor.

Essa é a habilidade de identificar e gerenciar as emoções com eficiência. Desse modo, é possível controlar brevemente o que se sente e comporta-se de maneira adequada no atendimento ao consumidor.

Além disso, uma inteligência emocional bem desenvolvida também está relacionada à capacidade de interpretação dos sentimentos alheios. Assim, o profissional consegue identificar quando um cliente começa a se sentir insatisfeito ou irritado e pode agir mais rapidamente para reverter essas sensações.

Como desenvolver habilidades de vendas?

Como é possível notar, as competências de um bom vendedor envolvem uma grande diversidade de habilidades. Muitos profissionais acreditam que só podem desenvolvê-las por meio de uma boa experiência no mercado de trabalho, mas essa não é a realidade.

É possível evoluir as capacidades de engajamento de clientes a partir do estudo de técnicas comerciais e assim estar preparado para oferecer o melhor serviço a qualquer modelo de negócio.