Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Blog

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

As empresas já compreenderam que estar presente nas redes sociais é fundamental para atrair clientes e expandir um negócio. Por isso, muitas delas possuem um profissional de social media em sua equipe de marketing.

Dados da Comscore apontam que o Brasil é o terceiro país que mais consome mídias sociais no mundo. São cerca de 131 milhões de usuários conectados a essas plataformas e o tempo médio que o brasileiro passa conectado aumenta todos os anos.

O social media tem a difícil missão de criar estratégias para esses ambientes, que se tornam cada vez mais amplos e complexos conforme a tecnologia avança.

Por estar inserida em uma área de extrema relevância para as empresas, a profissão pode oferecer diversas oportunidades de crescimento a quem está entrando no mercado de trabalho. Entretanto, ela também conta com muitas adversidades que o profissional precisará aprender a superar.

Confira alguns dos principais desafios enfrentados pelo social media em seu dia a dia de trabalho:

Criação de uma estratégia eficiente

homem num computador e vários símbolos tecnológicosA primeira ação de qualquer social media é a criação de uma estratégia de produção de conteúdo que atraía a atenção de seu público-alvo e gere engajamento para a marca. Embora isso seja básico, trata-se de um processo que possui suas próprias dificuldades internas.

O profissional precisa considerar o tom de voz da marca, os tipos de conteúdo que serão construídos, os dias em que eles serão publicados e, principalmente, quais as plataformas em que estarão disponíveis.

Muitas vezes, uma rede social necessitará de estratégias de engajamento diferente da outra. Empresas não costumam publicar o mesmo tipo de informação no LinkedIn, visto como uma plataforma mais séria e voltada para negócios, e no TikTok, que é um aplicativo focado no público jovem e com distribuição de vídeos curtos.

Entender as redes sociais do público-alvo e quais os tipos de conteúdo de cada uma é primordial para uma boa estratégia.

Alta concorrência

Todas as redes sociais são enormes. Há milhares de pessoas conectadas a elas, assim como as mais diferentes marcas e organizações. Com isso, a competição para atrair a atenção do público cresce cada vez mais.

O papel do social media é buscar formas de se destacar nesses ambientes que se tornam cada vez mais repletos de informação. Nesse momento, vale tudo: testar novos formatos de publicações, fazer parcerias com influenciadores e investir em mídia paga para aumentar seu alcance. Tudo isso focando em peças de qualidade, que chamem a atenção do consumidor.

O trabalho é constante, pois sem o desenvolvimento de novos conteúdos, é fácil se perder no mar de fotos, vídeos e textos que compõe as redes sociais.

Dependência de outras empresas

Um grande problema enfrentado por quem atua como social media é o fato de depender de plataformas externas para efetuar o seu trabalho. Isso significa que é preciso se adequar às diretrizes e políticas desses ambientes para garantir que os conteúdos publicados não infrinjam nenhuma regra.

Além disso, os algoritmos que comandam as redes sociais são frequentemente atualizados. O profissional precisa ficar atento quando isso acontece e verificar como essas mudanças podem afetar suas campanhas.

Muitas vezes, pode ser necessário trocar rapidamente alguma estratégia para não perder relevância para os usuários.

Vale citar que a todo momento surgem novas plataformas de mídias sociais. Por isso, o processo de adaptação e mudança de planejamento é constante.

Originalidade do conteúdo

Para que as publicações nas redes sociais sejam relevantes para o público, elas precisam ter algum traço de originalidade. Entretanto, em um ambiente tão cheio de conteúdo e com tantas pessoas dizendo a mesma coisa e ao mesmo tempo, é praticamente impossível ser totalmente inovador.

Por isso, manter esse traço de ineditismo é um dos principais desafios de um social media. Para contornar essa situação, é indispensável muita pesquisa e a realização de testes com novas formas de distribuir a informação.

Se uma rede social está lotada de imagens, vale a pena, por exemplo, divulgar um mesmo conteúdo em formato de vídeo para se diferenciar.

Credibilidade

Esse é um problema que afeta principalmente marcas que entraram há pouco tempo no mundo das mídias sociais. Para que o público se engaje com publicações e procure pelos produtos ou serviço de uma empresa, é preciso criar um vínculo de confiança.

Com o crescimento de golpes na internet, as pessoas estão cobertas de desconfianças em torno de coisas novas. O social media deve trabalhar para melhorar a credibilidade de seu negócio e assim fortalecer a sensação de segurança com seus clientes.

Como o social media supera esses desafios?

No ambiente das redes sociais, não existe fórmula mágica que faça com que uma estratégia seja totalmente eficiente. Entretanto, um bom social media exerce ações específicas para obter melhores resultados com seus planejamentos.

Algumas das atitudes que esse profissional costuma ter para amenizar problemas e superar desafios são:

  • Interação frequentemente com o público, respondendo a comentários e mensagens de dúvidas. Isso é parte do processo de criação de confiança;
  • Criação de uma identidade visual que seja chamativa e agrade o usuário, de modo que ele se sinta atraído por consumir o conteúdo publicado;
  • Segmentação de campanhas com base em públicos específicos para melhorar o alcance das peças desenvolvidas;
  • Acordo com influenciadores ou pessoas relevantes, o que melhora o engajamento da marca e ainda a torna conhecida por um grupo de consumidores mais amplos.

É altamente recomendável que o profissional de social media esteja sempre atento aos dados de interação das suas páginas nas redes sociais. Desse modo, ele poderá compreender o que está agradando ou não seu público e impulsionar suas estratégias.

Como o social media pode melhorar suas habilidades?

Para que esse profissional evolua suas técnicas e sua gestão de mídias sociais, ele precisa de muita pesquisa e estudo. Desse modo, poderá estar sempre atualizado e compreenderá como o consumo de conteúdo pelos usuários está mudando e quais modelos de publicação atraem mais um determinado tipo de consumidor

Uma dica para quem busca desenvolvimento é o curso de Mídias Sociais da e-Hive. Com ele, o aluno se atualiza e se aprofunda nas melhores estratégias de engajamento em redes sociais, que ampliam o público e a credibilidade de uma marca nessas plataformas.