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Para você que acredita na importância de traçar objetivos, sejam na vida pessoal ou no campo dos negócios, exemplos de metas SMART são muito úteis para tornar tais objetivos concretos e possíveis de se realizar.

Você já ouviu falar nessa técnica? Conhece sua origem? Sabe como aplicá-la, por exemplo, aos objetivos estratégicos da sua empresa?

Se você está em busca de tais informações, então chegou ao lugar certo! Vamos apresentar o conceito SMART com exemplos práticos de fácil entendimento, para você conseguir alcançar seus objetivos.

Antes de mais nada, o que é um objetivo estratégico?

Esse é um termo muito comum no mundo dos negócios. Ele ganhou relevância conceitual a partir de um livro importante de Peter F. Drucker (1909-2005), considerado o “pai da administração moderna”.

Ele escreveu A prática da administração de empresas, em 1954 — veja há quanto tempo! E, no capítulo intitulado “Administração por objetivos e autocontrole”, ele discorre sobre a importância de objetivos para o  gerenciamento de uma empresa.

Certo, mas o que é mesmo um objetivo estratégico?

Vamos lá: um objetivo estratégico é uma espécie de bússola que guia a sua organização rumo ao sucesso a longo prazo.

Ele alinha e direciona os recursos e os esforços de uma empresa para obter resultados específicos que impulsionem seu crescimento e sustentabilidade.

Reflete também a visão e a missão da organização, sendo fundamental para a tomada de decisões, orientar estratégias e medir o êxito com o passar do tempo.

Como elaborar um objetivo estratégico?

Para elaborar um objetivo estratégico, comece por conhecer a fundo a sua organização, incluindo pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (chamado também de análise SWOT).

Defina onde você quer que sua empresa esteja no futuro, sejam 5, 10 ou 20 anos.

Seus objetivos devem ser claros, mensuráveis e realistas, além de estarem alinhados com os valores e missão do seu negócio.

Não se esqueça de envolver sua equipe no processo: afinal, são eles que ajudarão a transformar essa visão em realidade.

Isso é um objetivo estratégico?

Um dono de negócio pode dizer: “meu objetivo é vender mais”.

Você acha que esse objetivo está bem elaborado?

Reflita sobre esse exemplo, porque será importante para entender as várias camadas que podem compor a construção de um objetivo.

E a gente vai se aprofundar mais sobre isso a seguir, falando da ferramenta SMART. Voltaremos a essa pergunta em instantes, porque mais importante do que uma lista de exemplos é você compreender bem como aplicar os conceitos às suas ideias originais.

Conhecendo metas SMART com exemplos

Uma imagem com as metas SMART descritas para servir de exemplo a quem deseja aprender com facilidade o significado de suas letras

SMART é um acrônimo para uma palavra em inglês que significa “esperto”, “inteligente” ou “habilidoso”.

Cada letra representa um tipo de orientação para elaborar um objetivo ou uma meta com precisão.

Essa ferramenta não apareceu agora, ela foi inspirada no capítulo do livro já mencionado de Peter Drucker. Os critérios estavam lá, mas o termo vai surgir na década de 1980, usado primeiramente pelo consultor norte-americano George T. Doran.

Ele escreveu um artigo intitulado There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives (tradução livre: “Há um jeito SMART [inteligente] de escrever metas e objetivos de gestão”).

O que significam essas letras?

Ao longo dos anos, foram surgindo algumas variações na definição para cada letra. Por isso, reunimos a seguir as principais atribuições.

Uma meta deve ser:

  • Specific (Específica): pode aparecer como simples, sensata ou estratégica.
  • Measurable (Mensurável): ou ainda significativa e motivadora.
  • Achievable (Alcançável): originalmente era atribuível, mas também tem sido acordada, orientada a ações, atingível e alinhada.
  • Relevant (Relevante): originalmente era realista e pode ser descrita como razoável e baseada em resultados.
  • Time-bound (Temporal): encontramos ainda rastreável, orientado ao tempo, limitado ao tempo e custo, com prazo e testável.

 

Explicando cada critério SMART

Bom, vamos agora entender o que cada palavra realmente quer dizer, olhando para as mais usadas no acrônimo:

  • S: Specific (Específica): o que você vai alcançar? O que você vai fazer?
  • M: Measurable (Mensurável): quais dados você usará para decidir se atingiu a meta?
  • A: Achievable (Alcançável): você tem certeza de que pode fazer isso? Você tem as habilidades e os recursos certos?
  • R: Relevant (Relevante): a meta se alinha com as da sua equipe ou empresa? Como o resultado será importante?
  • T: Time-bound (Temporal): qual é o prazo para cumprir a meta?

 

Escrevendo metas SMART

Um clipart de uma mulher negra segurando um computador e uma bandeira. Ela vai elaborar objetivos para seu negócio, buscando aplicar exemplos de metas SMART.Vamos voltar àquele exemplo de objetivo que um suposto dono teria para seu negócio? “Vender mais.”

Pelo que vimos até aqui, é possível reconhecer que esse objetivo não segue os critérios SMART. Por mais que seja até claro, simples e direto, carece de elementos que o torne concreto.

Então, chegou a hora de arregaçar as mangas e escrever esse objetivo — e qualquer outro que pense — com a ferramenta SMART.

1. Specific (Específica)

Tente ser o mais claro e específico que puder, caso contrário, você não conseguirá concentrar seus esforços ou se sentir verdadeiramente motivado para alcançar sua meta.

Para isso, tente responder a essas cinco perguntas:

  • O que quero realizar?
  • Por que essa meta é importante?
  • Quem está envolvido?
  • Onde está localizado?
  • Quais recursos ou limites estão envolvidos?

 

Exemplo:

Peguemos o “vender mais”, citado antes. Para se enquadrar nos critérios SMART, como poderíamos reescrever esse objetivo? Que tal: “faturar 10% a mais nesse mês por meio de novos clientes”?

Percebem que é a mesma coisa? Ambas as frases são sobre crescer o faturamento. Porém, aplicando o SMART, enxergamos o caminho para alcançar esse objetivo com mais clareza.

Quanto mais você detalhar exatamente o que pretende atingir, mais fácil será elaborar um plano de ação. “Vender mais” é um objetivo amplo, enquanto “faturar 10% a mais nesse mês por meio de novos clientes” é uma meta específica.

2. Measurable (Mensurável)

É fundamental ter metas mensuráveis, para você acompanhar seu progresso e se manter motivado.

Avaliar o progresso ajuda a manter o foco, cumprir prazos e sentir a empolgação de chegar mais perto de alcançar sua meta.

Na aplicação desse item, faça as seguintes perguntas:

  • Quanto?
  • Como vou saber quando está realizado?

 

Exemplo:

Um objetivo mensurável poderia ser: “chegar a 500 novos seguidores no Instagram em um mês”. Responde perfeitamente às duas questões levantadas.

3. Achievable (Alcançável)

Sua meta também precisa ser realista e alcançável para ter sucesso. Em outras palavras, ela deve desafiar suas habilidades, mas ainda ser possível.

Quando você define uma meta alcançável, você consegue ser capaz de identificar oportunidades ou recursos anteriormente ignorados que podem aproximá-lo dela.

Uma meta alcançável normalmente responderá a perguntas como:

  • Como posso alcançar essa meta?
  • Quão realista é a meta, com base em outras limitações, como fatores financeiros?

 

Exemplo:

Você deseja escrever um livro. Como tornar isso realizável? De repente: “escrever um livro em um mês”. Mas aí você olha para essa meta e pensa: eu trabalho em tempo integral, como posso cumpri-la? Então, talvez seja mais alcançável assim: “escrever um capítulo por mês”.

Aqui uma análise bem sincera da realidade entra em jogo para realmente tornar uma meta alcançável.

4. Relevant (Relevante)

Essa etapa é sobre garantir que sua meta seja importante para você e que também esteja alinhada com outras metas relevantes.

Certifique-se de que seus planos impulsionem todos para a frente, mas que você ainda seja responsável por alcançar sua própria meta.

Uma meta relevante pode dizer “sim” a estas perguntas:

  • Isso parece valer a pena?
  • É a hora certa?
  • Isso corresponde aos nossos outros esforços/necessidades?
  • Sou a pessoa certa para alcançar essa meta?
  • É aplicável no ambiente socioeconômico atual?

 

Exemplo:

Imagine uma empresa de tecnologia. Ela deseja expandir seu portfólio de produtos.

E ao tentar responder às questões acima, ela busca por uma meta alinhada com as tendências de mercado. Ao pesquisar, ela percebe que aplicativos de saúde e bem-estar estão ganhando popularidade.

Ela também analisa que tem conhecimento e experiência em desenvolvimento de aplicativos.

Então, ela elabora a seguinte meta relevante: “desenvolver um novo aplicativo de fitness, em três meses, que aproveite a inteligência artificial para fornecer planos de treino personalizados para os usuários, aumentando o portfólio de produtos da empresa e atendendo à crescente demanda por aplicativos de saúde e bem-estar”.

A relevância dessa meta está no fato de que ela contribui diretamente para o crescimento estratégico da empresa em um mercado em expansão, além de aproveitar as competências e os recursos existentes da organização.

5. Time-bound (Temporal)

Toda meta precisa de uma data marcada para ser concluída. Assim, você tem um prazo para se concentrar e um foco de trabalho.

Essa parte dos critérios de metas SMART ajuda a evitar que tarefas cotidianas tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo.

Uma meta temporal normalmente responderá a estas perguntas:

  • Quando?
  • O que posso fazer daqui a seis meses?
  • O que posso fazer daqui a seis semanas?
  • O que posso fazer hoje?

 

Exemplo:

Você deseja aprender a tocar violão. Como transformar esse sonho em uma meta SMART?

Um caminho seria: “aprender a tocar três músicas completas no violão em três meses”.

Outros exemplos de metas SMART

Um desenho de uma mulher no notebook, escrevendo exemplos de metas SMART para o sucesso de seu negócio Para fixar o que explicamos antes, veja os seguintes exemplos de metas SMART, para entender bem os conceitos e conseguir aplicá-los para seus objetivos:

  1. Específico: definir claramente o que você quer alcançar. Por exemplo: “aumentar a carteira de clientes da empresa em 20% até o final do ano”.
  2. Mensurável: estabelecer como medir o seu progresso. Use números e prazos. Por exemplo: “realizar duas capacitações profissionais em gestão de projetos no próximo trimestre”.
  3. Alcançável: criar uma meta desafiadora, mas realista. Por exemplo: “atingir a certificação em uma nova tecnologia que está em alta no mercado até junho”.
  4. Relevante: garantir que suas metas tenham importância para você e para a organização. Por exemplo: “contribuir com o desenvolvimento de um novo serviço que atenda uma demanda recém identificada do nosso público”.
  5. Temporal: definir uma linha do tempo. Por exemplo: “aumentar em 30% a eficiência operacional do meu departamento em 6 meses”.

Prós e contras de metas SMART

É importante sempre olhar para qualquer ferramenta de forma crítica, identificando o que ela tem de bom e o que não funciona com ela.

Não se deve ficar apegado rigidamente a um modelo, mas saber quais são seus limites e quando é certo usar outros modelos igualmente eficientes.

Prós

No caso das metas SMART, ela é uma ferramenta eficaz que fornece clareza, foco e motivação para alcançar suas metas.

Também pode melhorar sua capacidade de alcançá-las, incentivando você a definir seus objetivos e estabelecer uma data de conclusão.

As metas SMART também são fáceis de usar por qualquer pessoa, em qualquer lugar, sem a necessidade de ferramentas ou treinamento especializado.

Contras

Por existirem várias interpretações de SMART, isso pode resultar na perda de sua eficácia ou ocorrerem interpretações equivocadas.

Algumas pessoas argumentam que sua rigidez pode sufocar a criatividade.

Também há quem defenda que o SMART não funciona bem para metas de longo prazo, porque ela carece de flexibilidade.

A mesma falta de flexibilidade costuma causar frustração pelo não cumprimento de uma meta e isso pode gerar prejuízos à empreitada em curso. É necessário ter atenção a esse ponto e saber contorná-lo.

Conclusão

Esperamos que tenha gostado e achado útil as informações que reunimos aqui sobre as metas SMART, com exemplos práticos para ajudar a entender os conceitos e conseguir aplicar no seu dia a dia.

É claro que haveria muito mais a se dizer sobre esse assunto e um artigo sozinho não seria capaz de dar conta de tudo. Aliás, esse tema faz parte da primeira aula do curso da e-Hive chamado “Negócio Turbinado: Do zero a um plano para vender o ano todo”.

Se você está procurado alavancar o seu negócio, definir seus objetivos de longo, médio e curto prazo, encantar seus clientes e aumentar suas vendas nos próximos meses, então esse curso é para você. Inscreva-se agora!