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A missão de gerar um impacto positivo na sociedade costuma estar relacionada às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e seus projetos. Entretanto, instituições privadas estão cada vez mais propensas a fazer sua parte para melhorar as condições de vida de toda a população. Com isso, os negócios sociais têm ganhado cada vez mais relevância no mercado.
Trata-se de iniciativas que unem a ideia de geração de renda de uma empresa tradicional com as propostas do terceiro setor de ajudar a comunidade em geral. Quer entender melhor como isso é possível? Então acompanhe este texto:

O que são negócios sociais?

Eles surgiram a partir de uma perspectiva ampliada do mundo corporativo. Organizações privadas convencionais têm como foco a maximização de seus lucros para que investidores possam recuperar o valor investido.

Desse modo, qualquer impacto positivo que possa produzir junto à sociedade é posto em segundo plano com base nesse pensamento comum do mercado.
Esse quadro muda quando se fala em um negócio social. Fomentar um impacto positivo na população faz parte do objetivo principal dessa proposta, ao mesmo tempo em que é possível gerar lucros para manutenção dos serviços da empresa.

Cria-se assim um ambiente autossustentável em que a renda é gerada com a finalidade de alguma melhora junto à sociedade e que, posteriormente, retorna para ser utilizada em mais ações com tal foco.
Refere-se assim a uma maneira de enxergar um meio termo entre empresas tradicionais e a filantropia. O sucesso desse modelo de negócio está relacionado mais ao impacto positivo que ele oferece à comunidade do que ao lucro obtido.
Importante dizer que os negócios sociais não são essencialmente OSCs. Entretanto, é possível que organizações do terceiro setor realizem trabalhos do tipo para continuar a manter sua ação de maneira autossustentável.

O papel desses negócios

Por serem desenvolvidos com o objetivo de trazer um benefício à sociedade, esses modelos de empreendimento podem realizar os mesmos serviços que empresas privadas, desde que tragam mudanças significativas para a qualidade de vida de uma comunidade.
Considere o caso de uma organização que oferece serviço de internet para os habitantes de uma cidade isolada no interior do país. Seus serviços podem ser considerados como um negócio social, pois estará promovendo igualdade de acesso à informação e tecnologia a pessoas que talvez não tivessem essa oportunidade.
O mesmo modelo de atuação não poderia ser considerado um negócio social caso esse serviços fossem disponibilizados a uma grande metrópole com diversas opções de provedores de internet. Nesse caso, não haveria impacto positivo real na vida da população.
Desse modo, esses empreendimentos acabam sendo uma ferramenta financeiramente sustentável de combate à desigualdade social.

Qual o objetivo de um negócio social?

Os negócios sociais podem ter missões diversas, pois cada empreendimento terá como foco auxiliar a sociedade de uma forma. Entretanto o objetivo principal é sempre o mesmo: fazer a diferença para a população resolvendo problemas relacionados ao acesso a saneamento, saúde, educação, meio ambiente, entre outros.
Em vista disso, muitas vezes as vantagens oferecidas por tais negócios são voltados para pessoas de baixa renda para que elas possam usufruir dos mais diferentes serviços.
Há um comprometimento muito forte dos envolvidos nesse tipo de empresa, o que atrai cada vez mais mão de obra qualificada para tais empreendimentos. Isso porque os colaboradores acreditam que seu trabalho tenha um significado importante para a população.
Os negócios sociais também são um ótimo ambiente de inovação, pois permitem que muitas pessoas expressem suas propostas e ideias de forma igualitária. Desse modo, eles ainda contribuem para a organização de ambientes empresariais mais harmônicos para pessoas de diferentes gêneros, etnias ou condições sociais.

Os impactos dos negócios sociais

De maneira geral, esses empreendimentos têm a capacidade de impactar toda a população de diversas formas positivas, mesmo que com propostas diferentes:

  • Eles oferecem serviços de qualidade a um custo acessível para todos;
  • Contribuem para a inclusão de grupos minoritários no mercado de trabalho;
  • Com suas atividades, auxiliam pessoas em situação de necessidade a equilibrar suas rendas, sem deixar de ter acesso a bons produtos e serviços;
  • Auxiliam o crescimento social de forma sustentável com estratégias que geram baixo impacto ao meio ambiente.

Em vista disso, não há posições contrárias ao surgimento de negócio sociais e a expectativa é que cada vez mais esse modelo de negócio cresça em nosso país.