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O mindfulness surgiu como uma terapia, mas tem sido aplicado no ambiente de trabalho. Entenda como isso ocorre.
O estresse e a falta de atenção são fatores que afetam o bem-estar e podem prejudicar os resultados de uma pessoa no ambiente de trabalho. Para elevar sua autoestima e evitar que fatores externos prejudiquem sua produtividade, muitos profissionais investem nas técnicas de um conceito chamado mindfulness.
Trata-se de um conjunto de práticas alinhadas à meditação que visa evitar que uma pessoa acabe se distraindo com pensamentos aleatórios ou com situações ao seu redor. Assim, o indivíduo consegue tem maior controle sobre seus pensamentos e foco máximo em suas ações.
Continue acompanhando esse texto para entender mais sobre o mindfulness e como ele pode ser aplicado em sua rotina de trabalho:
O termo significa “atenção plena” e se baseia na premissa de se ter total atenção sobre o presente. Seu surgimento ocorreu nos anos 1970 nos Estados Unidos. Na época, ensinamentos budistas foram empregados para o desenvolvimento de uma técnica que visava diminuir o estresse dos pacientes.
Atualmente, o mindfulness é utilizado em diversos locais do mundo, inclusive no Brasil, para tratamento psicológico.
A prática tem como finalidade permitir que uma pessoa tenha maior consciência das práticas e ações do seu momento presente, sem que fatos do passado ou do futuro influenciem sua consciência. Trata-se de uma maneira de se ter controle sobre os próprios pensamentos e viver cada experiência em sua completude.
Quando é aplicado na rotina de trabalho, o mindfulness influencia a produtividade do indivíduo. Isso ocorre porque a prática estimula a concentração, permitindo que o profissional não se distraía enquanto realiza suas tarefas.
Por diminuir o estresse e melhorar o foco, a aplicação do mindfulness na rotina diária oferece diversos benefícios a um profissional em seu dia a dia de trabalho, como por exemplo:
Vale dizer que, para que as práticas de mindfulness sejam realmente efetivas, indica-se que o profissional realize técnicas de foco como um hábito diário.
Como se pode notar, a principal prática do mindfulness é a meditação. Para realizá-la, o ideal é reservar um período de, no mínimo dez minutos, em um local calmo para efetuar uma simples meditação, sempre prestando atenção no corpo e na respiração.
Nesse momento, deve-se evitar pensamentos que desviem a atenção de “perceber o tempo presente”. O local em que se está, os sons que se ouve, aquilo que se sente: tudo deve ser notado.
Caso algum problema ocorra, tudo bem. O sentimento de culpa deve ser desestimulado, uma vez que o foco do mindfulness é aliviar o estresse e não deve ser visto como uma obrigação.
Entretanto, quando se fala em mindfulness no ambiente de trabalho, há outras práticas que podem ser realizadas para aprimorar a atenção e o foco no dia a dia. Alguns exemplos são:
Definir os objetivos de um dia de trabalho é uma ótima maneira de manter-se focado em uma única atividade. Quando isso é efetuado, as chances de se distrair diminui, bem como a preocupação com outras tarefas.
Além disso, quando se está empenhada em terminar uma determinada demanda, a motivação para finalizá-la certamente é maior.
A chance de se desconcentrar com mensagens ou redes sociais é grande a qualquer momento, inclusive no ambiente de trabalho. É importante saber filtrar tudo o que pode desviar você de suas demandas e controlar o momento em que se pode ou não verificar mensagens ou conversar com amigos.
O mindfulness é igualmente aplicado no diálogo com colegas de trabalho. A proposta nesse caso é praticar a habilidade de escutar o outro para evitar interrupções ou a emissão de falas rasas e de pouco conteúdo.
Quem exercita a habilidade de escutar o outro compreende melhor os pontos que estão sendo comunicados e consegue exprimir opiniões mais bem embasadas.
Pode não parecer, mas prestar maior atenção ao que se come durante as refeições também é uma prática eficiente de mindfulness.
Muitas pessoas têm o costume de buscar formas de se distrair enquanto se alimentam lendo algo ou assistindo a vídeos pelo computador ou celular.
Mas, perceber o que se está comendo, o modo que o corpo se movimenta e os sabores na boca ajuda a acalmar e melhora a capacidade de concentração que muitas vezes é perdida por causa de maus hábitos alimentares.
Na vontade de ser proativo, é comum que um profissional emende tarefas uma após a outra. Entretanto, o que não se percebe é que esse hábito, além de alimentar a ansiedade, diminui a capacidade de foco e criatividade.
O ideal é realizar breves pausas para compreender em sua totalidade as demandas que foram finalizadas e se sentir mais disposto para seguir com outras tarefas.
Esses pequenos intervalos não precisam ser apenas após o término de uma atividade. O ideal é descansar pelo menos 10 minutos a cada uma hora de trabalho.
A inteligência emocional é a capacidade de compreender e dominar as emoções que sentimos ao longo de nosso dia. Trata-se de uma competência essencial para manter o foco e impedir que as sensações diárias afetem de forma grave a eficiência nas tarefas rotineiras.
Desenvolver habilidades de controle emocional é uma atividade fortemente relacionada com o mindfulness e que traz benefícios para a vida de um profissional, como melhora no relacionamento interpessoal e na capacidade de se comunicar.
A Fênix Educação sabe da importância dessa competência. Por isso, oferece aos seus alunos o curso Inteligência Emocional e Comunicação, cujo foco é justamente permitir que profissionais tomem consciência de seus sentimentos e aprendam a utilizá-los a seu favor em um ambiente empresarial.
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