Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Notícias

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Comunicação Marketing

Aprendendo a fazer uma boa comunicação

CURSO ON-LINE

Gradativamente, o Terceiro setor tem se dado conta de que a comunicação é essencial para sua existência, justamente por ajudá-lo a dar visibilidade às causas que defende, além de aprimorar o relacionamento com seus públicos, incluindo seus parceiros. É óbvio que, nesse caso, a comunicação não é entendida apenas como divulgação, mas como um processo amplo que inclui a interlocução, a conscientização e a educação social.

Dessa forma, a comunicação, mais do que estratégica, tem uma missão educacional, exigindo interação, participação, diálogo, debate, porque, ao invés de ser direcionada para as pessoas, passa a ser construída com as pessoas, transformando-se em forma de exercício da cidadania.

É com base nesse pressuposto que este curso objetiva demonstrar o papel da comunicação para as instituições que integram o Terceiro Setor; analisar os desafios que o atual cenário apresenta para a comunicação das entidades e as novas formas de comunicação capazes de gerar resultados para a sustentabilidade financeira, para a construção da imagem, reputação e marca da organização e sensibilizar a sociedade para as causas defendidas pelas entidades.

Aulas

Índice do curso

Veja todo conteúdo

Icon Arrow Down
Introdução | Guia do Aluno
Aula 1 | Conceito e Aspectos da Comunicação
Aula 2 | A Comunicação Integrada nas OSCs
Aula 3 | Comunicação Integrada nas Organizações da Sociedade Civil - 2
Aula 4 | Os desafios da Comunicação para o Terceiro Setor
Conclusão | Pesquisas de Satisfação e Certificado

Certificado

Após a conclusão de todas as atividades das aulas e nota mínima de 75% nas avaliações do curso é possível emitir o Certificado de Conclusão.

Especialista(s)

Maria José da Costa Oliveira

Pós-doutora, Doutora e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Graduada em Comunicação Social – com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou por 32 anos como docente e por 19 anos como coordenadora de cursos de comunicação em instituições de ensino superior. Presidiu a ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas na gestão 2016-2018. É membro e vice-coordenadora do Compol – Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política. Entre outras publicações, é organizadora do livro Comunicação Pública, editado em 2004; autora do livro: As novas Relações Públicas. Comunicação entre o setor privado e público, editado em 2015; coautora do livro: Vida Sustentável e Comunicação. O diálogo necessário entre Estado, mercado e sociedade civil, editado em 2018. É sócia proprietária da Prospectus Comunicação, por meio da qual oferece cursos (online e presencial), além de coaching para profissionais de comunicação. Faz parte do Programa Entre TElas – disponível no canal da Academia da Palestra no YouTube, que trata de temas ligados ao universo da comunicação.