Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Blog

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Comunicação Marketing

Comunicação nas OSCs

CURSO ON-LINE

Sobre o curso

O curso tem o objetivo de discutir como as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) – enquanto agentes impulsionadores do desenvolvimento social – podem se apropriar das ferramentas e recursos de comunicação disponíveis na atualidade. Estratégias mais recomendadas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nesse processo e a importância de recursos públicos de comunicação, como o Mapa das OSCs, são alguns dos pontos de destaque.

Aulas

Índice do curso

Veja todo o conteúdo

Icon Arrow Down
Introdução | Guia do aluno
Introdução | Conhecimento prévio
Aula 1 | A Comunicação para o desenvolvimento
Aula 2 | A importância da Comunicação nas Organizações da Sociedade Civil
Aula 3 | A Comunicação nas Organizações da Sociedade Civil - Parte 1
Aula 4 | A Comunicação nas Organizações da Sociedade Civil - Parte 2
Aula 5 | Mapa das Organizações da Sociedade Civil
Conclusão | Pesquisas e Certificado

Certificado

Após a conclusão de todas as atividades das aulas e nota mínima de 75% nas avaliações do curso é possível emitir o Certificado de Conclusão.

Especialista(s)

Camila Escudero

Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), na linha de pesquisa Mídia e Mediações Culturais (2017). Realizou Doutorado-Sanduíche na University of Illinois - Chicago (UIC), no Latin American and Latin Studies Program, com bolsa FAPERJ (2015-2016). Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de S.Paulo (2007), com bolsa CAPES. Pós-graduada em Língua Portuguesa (2011) e Jornalismo Internacional (2002) pela PUC-SP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de S.Paulo (1999). Tem experiência no mercado de Comunicação (impresso e online) e em docência e orientação de pesquisas acadêmicas na ECO-UFRJ, Universidade Metodista, UNIFAI e Uniban. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) – no projeto Mapa das Organizações da Sociedade Civil –, docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (com auxílio pesquisa da FAPESP), editora executiva da Revista Comunicação & Sociedade e membro da equipe de Formadores em Educomunicação da Prefeitura de São Paulo. Além disso, participa do Grupo de Pesquisa Diaspotics, da Comunidade Emergente de Comunicação COMUNI e é uma das líderes do Grupo de Pesquisa Mob-Com. Foi membro do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Biblioteca Nacional, edição 2013-2014 e pesquisadora júnior do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Internacional de Macau, edição 2017.