Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Blog

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Impactar o cliente no meio virtual é essencial para o sucesso de um e-commerce. Como milhares de pessoas passam horas em redes sociais todos os dias, elas se tornam ambientes perfeitos para a divulgação de produtos e promoções desses negócios de venda on-line.

Atualmente, as plataformas que mais se destacam pelo volume e diversidade de público são o Instagram e o Facebook. As duas são gerenciadas pelo grupo Meta, que conta com uma ferramenta própria para a divulgação de anúncio em suas redes: o Meta Ads.

Esse sistema é vital para que empreendedores e líderes de marketing criem campanhas de maneira eficaz para um e-commerce e melhorarem o volume de vendas do negócio.

Se o seu objetivo é otimizar as suas estratégias de anúncios no Instagram e Facebook ou se deseja se aprofundar no assunto, então continue acompanhando esse conteúdo. A seguir, , você conhecerá alguns caminhos para alavancar as campanhas com Meta Ads em negócios do ramo de e-commerce:

Identifique os segmentos do seu público

Essa é uma tarefa básica para quem começa a anunciar com o Meta Ads. É importante traçar a persona do cliente ideal, mas também entender que um e-commerce pode ter consumidores em mais de um segmento.

Isso significa que as campanhas podem ser direcionadas a diferentes grupos, ou se pode criar anúncios específicos para um determinado perfil de pessoa.

Vale ressaltar que o Meta Ads oferece um panorama do público que mais interage com os anúncios de um negócio. Verificar esses dados pode ser uma ótima maneira de melhorar o direcionamento dos anúncios ao montar a segmentação.

Fique de olho no abandono de carrinho

Todo negócio de e-commerce sofre com clientes que abandonam o carrinho antes da finalização da compra. Apesar de parecer um grande problema, ele é muito comum, mas é indispensável ficar atento.

Mesmo esse consumidor que abandonou o carrinho pode ser retrabalhado, só que para isso é preciso monitorar o público que realiza essa ação. O ideal é criar uma segmentação para essas pessoas e tentar impactá-las novamente com outros anúncios.

Pode-se desenvolver um anúncio “relembrando” o consumidor de fechar sua compra ou oferecendo algum desconto.

Invista na utilização de boas imagens

Os anúncios no Facebook e no Instagram são muito visuais. Por isso, é necessário tomar um cuidado especial com as imagens utilizadas. Obviamente, elas devem ser chamativas, mas não podem ser confusas e distrair o consumidor daquele que deve ser o foco de qualquer campanha: o produto anunciado.

O ideal também é investir em imagens de pessoas felizes, pois elas geram melhor engajamento, embora isso não seja uma regra e possa ser adaptado de acordo com os objetivos do seu anúncio.

Teste diferentes peças

Há diversas formas de comunicar um mesmo anúncio e algumas vezes o público vai engajar mais com um material do que com outro. Por isso, vale a pena fazer os chamados testes A/B para comparar resultados de peças em uma mesma campanha publicitária.

Desse modo, é possível entender o que gera interação do público, qual modelo de criativo causa um número maior de conversões e até qual produto de um e-commerce apresenta números melhores que outro.

Use o conteúdo ao seu favor

A estratégia para um e-commerce nas redes sociais não deve depender somente dos materiais criados como anúncio. Uma boa dica para aumentar o engajamento do público com uma empresa é apostar justamente no marketing de conteúdo.

Publicações informativas nas redes sociais podem e devem ser impulsionadas para alcançar mais usuários e assim ampliar a relevância da marca. Pessoas costumam comprar das marcas que interagem nas redes sociais, por isso, criar esse vínculo com o cliente por meio desse modelo de postagem é uma ótima maneira de desenvolver o relacionamento com o público.

Crie estratégias para dispositivos móveis

Diariamente, milhares de pessoas acessam as redes sociais por smartphones e assim são impactadas por anúncios diversos pelo celular. Acontece que nem todo material é adaptado para a visualização em dispositivos móveis, o que impede a conversão de um usuário em cliente.

Portanto, ao montar qualquer material de divulgação, vale a pena testar como ele ficará em telas menores. O ideal é garantir que a imagem seja facilmente identificável e o texto divulgado seja lido rapidamente em qualquer aparelho.

Elabore textos criativos

É verdade que ao divulgar o produto de um e-commerce com o Meta Ads, a imagem será muito mais chamativa que o texto. Isso não significa que o conteúdo escrito que acompanha o material seja menos importante em uma estratégia de marketing.

Aprender a construir textos criativos e que chamem a atenção do consumidor é fundamental para fechar uma venda. O cliente poderá ficar mais interessado em um produto caso a legenda seja atrativa e gere alguma curiosidade.

Vale aproveitar esse espaço textual para fornecer informações que poluiriam a imagem e retirar dúvidas do público de modo rápido e simples.

Coloque gatilhos mentais

Por falar em texto, vale a pena investir em gatilhos mentais tanto no conteúdo da imagem, como na legenda de um anúncio.

Indicações de ação como “compre agora” ou “adquira já” podem ser eficientes, mas vale apostar em outros gatilhos como os de escassez (quando o produto for limitado) ou de comparação (para mostrar a qualidade do item oferecido).

Faça galerias de produtos

O Facebook e o Instagram permitem que contas de negócios criem galerias ou catálogos de produtos em suas plataformas. A ideia funciona quase como uma extensão do e-commerce, já que permite a divulgação de várias fotos do item, seu preço e um descritivo das informações mais relevantes.

No Facebook ainda é possível vender o produto anunciado, sem que o usuário precise deixar a rede social para isso. Torna-se um jeito prático de construir uma estratégia de divulgação dentro da página de uma empresa.

Como desenvolver habilidades de vendas para e-commerce?

Mesmo seguindo boas indicações, um empreendedor não conseguirá elaborar boas campanhas nas redes sociais caso não aperfeiçoe suas habilidades em vendas, atendimento ao cliente e administração de anúncios pelo Meta Ads. Por isso, buscar qualificação em relação a essas questões é essencial para o profissional que deseja ver o seu negócio evoluir.

A e-Hive tem como objetivo ajudar esses empreendedores e disponibiliza em sua plataforma o curso de Vendas, que engloba conceitos e estratégias essenciais para comércios de todos os modelos.

Para os interessados em vendas on-line, há ainda a qualificação Facebook e Instagram ADS para Vender Online, com diretrizes relevantes para o gerenciamento de tráfego pago. Essa pode ser a oportunidade de um profissional entender como dominar o Meta Ads e criar campanhas que gerem um alto engajamento para a sua empresa.