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Para que o mercado cresça, promova serviços inéditos e impulsione a economia do país, são necessárias ideias inovadoras e investimentos em novos negócios. Isso só é possível quando o empreendedorismo é incentivado e faz parte da sociedade.

Ao contrário do que alguns acreditam, empreender não se trata apenas de ter um negócio próprio. A atitude diz respeito à capacidade de inovação de uma pessoa, de identificar oportunidades e utilizar seus recursos para concretizar uma ideia.

Tal ação estimula o desenvolvimento econômico e as transformações no mercado. O modo como o consumidor tem acesso a um produto ou serviço muda e isso impulsiona mudanças positivas por parte dos setores envolvidos. Trata-se de processo benéfico para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e promove mudanças sociais.

Justamente por isso, a visão de que essa questão afeta positivamente apenas aspectos financeiros é errada. Na realidade, o empreendedorismo tem uma importante função dentro de toda a sociedade.

Sociedade e empreendedorismo

Falar sobre empreender também é falar sobre o desenvolvimento populacional. O ato promove a geração de novos empregos, além de ser a oportunidade de os profissionais se estabelecerem no mercado e alcançaram qualidade de vida.

desenho de uma lâmpadaA inclusão social também é outro benefício. Muitos empreendimentos permitem que pessoas que não tinham acesso a determinado produto ou serviço previamente possam obtê-los com base nessas soluções inovadoras.

Além disso, há diferentes modos de empreender, sendo uma delas ligada ao chamado empreendedorismo social. Nesse caso, o foco da empresa é justamente trazer alguma mudança significativa e favorável para uma parte da sociedade.

Independentemente do tipo de negócio, o fato é que essa atitude está ligada a uma mentalidade inovadora. Justamente por isso, qualquer pessoa que busque dar vida a uma ideia própria precisa estar de olho nas mudanças que afetam toda a população.

Isso inclui vários fatores, mas, no mundo atual, um dos mais relevantes são as novas formas de comunicação trazidas pelo meio digital.

O papel do marketing digital

O avançado tecnológico mudou a maneira como o público interage com negócios de todos os setores empresariais. Nesse processo, o marketing digital se tornou a principal modo de divulgação de uma nova ideia.

Em vista disso, no momento de empreender não adianta apenas inovar. É imprescindível saber como divulgar um empreendimento no ambiente virtual para que ele consiga atingir o maior número de pessoas possível.

O marketing digital possui ferramentas que permitem que uma pessoa faça isso de forma prática e eficiente. Com elas se consegue segmentar públicos, divulgar conteúdos em plataformas destacadas e medir resultados com base no volume de pessoas alcançadas.

Vale citar que o avanço tecnológico ainda possibilitou democratização de acesso a essas ações. Com as plataformas virtuais, empresas de todos os portes podem anunciar seus produtos ou serviços e colher os frutos de suas estratégias.

Em vista disso, no mundo atual se tornou essencial que empreendedores possuam conhecimento sobre marketing digital. Essa é a melhor forma de realizar diversas atividades com foco na melhora da imagem de um negócio, como por exemplo:

  • Atração de público interessado e alinhado com os objetivos do empreendimento;
  • Desenvolvimento de relacionamento com os clientes, para aproximar uma marca dessas pessoas;
  • Análise da eficiência da estratégia e impulsionamento da mesma de forma simplificada e em pouco tempo.

Entretanto, de nada adianta para o empreendedor ter tamanho conhecimento se ele não souber organizar suas demandas. Em vista disso, a gestão de tempo é colocada como outra competência fundamental para quem deseja investir em um negócio próprio.

A otimização do tempo para o empreendedor

Muitas vezes, ao iniciar um empreendimento, uma pessoa acabará cheia de tarefas e atividades. No momento em que isso ocorre, é preciso que ela saiba priorizar suas obrigações para conseguir aproveitar ao máximo o seu tempo.

Ter uma boa capacidade de gestão auxilia o empreendedor a otimizar seu trabalho e promover melhorias nos processos de sua rotina. Para isso, é indispensável um olhar analítico e saber identificar o que é necessário para aquele negócio.

Praticar um gerenciamento de tempo eficiente não é algo simples. Entretanto, é qualidade essencial para melhorar a produtividade do líder de uma empresa e de sua equipe de colaboradores.

Há algumas atitudes simples que podem ser feitas por quem deseja melhorar tal competência, como por exemplo:

  • Criação de um cronograma: o ideal é que o empreendedor reserve um tempo de sua semana para planejar as tarefas dos próximos dias. Desse modo, é possível ter um maior controle de suas tarefas;
  • Filtrar distrações: há pequenas atitudes diárias que roubam o tempo sem que a pessoa perceba. Olhar sites de notícias, redes sociais ou conversas alheias são atitudes que devem ser evitadas sempre que possível para manter-se focado no trabalho;
  • Evitar o perfeccionismo desnecessário: por mais que todo serviço deva ser desempenhado com excelência, tentar ser perfeito nem sempre é o melhor caminho. Isso gasta os esforços da equipe, afeta o cronograma e prejudica a produtividade geral.

Essas atitudes simples vão aos poucos se tornando parte do hábito do empreendedor e algo natural de sua rotina diária. Desse modo, é possível combater a procrastinação, melhorar o engajamento de colaboradores e impulsionar os níveis de produtividade interna.

Como desenvolver essas competências?

homem em um escritório trabalhando no seu computador

Para adquirir tais conhecimentos e habilidades, o empreendedor deve estudar conteúdos associados às competências mais exigidas para sua atuação.

A e-Hive busca auxiliar esses profissionais com cursos focados em quem quer iniciar um negócio próprio ou aperfeiçoar suas atividades de gestão.

No curso de Empreendedorismo, é possível ter acesso a conteúdo fundamental para uma boa administração no mercado atual. Já com a qualificação em Marketing Digital, o empreendedor poderá conhecer as principais técnicas de comunicação no ambiente virtual para impulsionar suas estratégias de contato com o cliente.