Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Notícias

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Para que o mercado cresça, promova serviços inéditos e impulsione a economia do país, são necessárias ideias inovadoras e investimentos em novos negócios. Isso só é possível quando o empreendedorismo é incentivado e faz parte da sociedade.

Ao contrário do que alguns acreditam, empreender não se trata apenas de ter um negócio próprio. A atitude diz respeito à capacidade de inovação de uma pessoa, de identificar oportunidades e utilizar seus recursos para concretizar uma ideia.

Tal ação estimula o desenvolvimento econômico e as transformações no mercado. O modo como o consumidor tem acesso a um produto ou serviço muda e isso impulsiona mudanças positivas por parte dos setores envolvidos. Trata-se de processo benéfico para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e promove mudanças sociais.

Justamente por isso, a visão de que essa questão afeta positivamente apenas aspectos financeiros é errada. Na realidade, o empreendedorismo tem uma importante função dentro de toda a sociedade.

Sociedade e empreendedorismo

Falar sobre empreender também é falar sobre o desenvolvimento populacional. O ato promove a geração de novos empregos, além de ser a oportunidade de os profissionais se estabelecerem no mercado e alcançaram qualidade de vida.

desenho de uma lâmpadaA inclusão social também é outro benefício. Muitos empreendimentos permitem que pessoas que não tinham acesso a determinado produto ou serviço previamente possam obtê-los com base nessas soluções inovadoras.

Além disso, há diferentes modos de empreender, sendo uma delas ligada ao chamado empreendedorismo social. Nesse caso, o foco da empresa é justamente trazer alguma mudança significativa e favorável para uma parte da sociedade.

Independentemente do tipo de negócio, o fato é que essa atitude está ligada a uma mentalidade inovadora. Justamente por isso, qualquer pessoa que busque dar vida a uma ideia própria precisa estar de olho nas mudanças que afetam toda a população.

Isso inclui vários fatores, mas, no mundo atual, um dos mais relevantes são as novas formas de comunicação trazidas pelo meio digital.

O papel do marketing digital

O avançado tecnológico mudou a maneira como o público interage com negócios de todos os setores empresariais. Nesse processo, o marketing digital se tornou a principal modo de divulgação de uma nova ideia.

Em vista disso, no momento de empreender não adianta apenas inovar. É imprescindível saber como divulgar um empreendimento no ambiente virtual para que ele consiga atingir o maior número de pessoas possível.

O marketing digital possui ferramentas que permitem que uma pessoa faça isso de forma prática e eficiente. Com elas se consegue segmentar públicos, divulgar conteúdos em plataformas destacadas e medir resultados com base no volume de pessoas alcançadas.

Vale citar que o avanço tecnológico ainda possibilitou democratização de acesso a essas ações. Com as plataformas virtuais, empresas de todos os portes podem anunciar seus produtos ou serviços e colher os frutos de suas estratégias.

Em vista disso, no mundo atual se tornou essencial que empreendedores possuam conhecimento sobre marketing digital. Essa é a melhor forma de realizar diversas atividades com foco na melhora da imagem de um negócio, como por exemplo:

  • Atração de público interessado e alinhado com os objetivos do empreendimento;
  • Desenvolvimento de relacionamento com os clientes, para aproximar uma marca dessas pessoas;
  • Análise da eficiência da estratégia e impulsionamento da mesma de forma simplificada e em pouco tempo.

Entretanto, de nada adianta para o empreendedor ter tamanho conhecimento se ele não souber organizar suas demandas. Em vista disso, a gestão de tempo é colocada como outra competência fundamental para quem deseja investir em um negócio próprio.

A otimização do tempo para o empreendedor

Muitas vezes, ao iniciar um empreendimento, uma pessoa acabará cheia de tarefas e atividades. No momento em que isso ocorre, é preciso que ela saiba priorizar suas obrigações para conseguir aproveitar ao máximo o seu tempo.

Ter uma boa capacidade de gestão auxilia o empreendedor a otimizar seu trabalho e promover melhorias nos processos de sua rotina. Para isso, é indispensável um olhar analítico e saber identificar o que é necessário para aquele negócio.

Praticar um gerenciamento de tempo eficiente não é algo simples. Entretanto, é qualidade essencial para melhorar a produtividade do líder de uma empresa e de sua equipe de colaboradores.

Há algumas atitudes simples que podem ser feitas por quem deseja melhorar tal competência, como por exemplo:

  • Criação de um cronograma: o ideal é que o empreendedor reserve um tempo de sua semana para planejar as tarefas dos próximos dias. Desse modo, é possível ter um maior controle de suas tarefas;
  • Filtrar distrações: há pequenas atitudes diárias que roubam o tempo sem que a pessoa perceba. Olhar sites de notícias, redes sociais ou conversas alheias são atitudes que devem ser evitadas sempre que possível para manter-se focado no trabalho;
  • Evitar o perfeccionismo desnecessário: por mais que todo serviço deva ser desempenhado com excelência, tentar ser perfeito nem sempre é o melhor caminho. Isso gasta os esforços da equipe, afeta o cronograma e prejudica a produtividade geral.

Essas atitudes simples vão aos poucos se tornando parte do hábito do empreendedor e algo natural de sua rotina diária. Desse modo, é possível combater a procrastinação, melhorar o engajamento de colaboradores e impulsionar os níveis de produtividade interna.

Como desenvolver essas competências?

homem em um escritório trabalhando no seu computador

Para adquirir tais conhecimentos e habilidades, o empreendedor deve estudar conteúdos associados às competências mais exigidas para sua atuação.

A e-Hive busca auxiliar esses profissionais com cursos focados em quem quer iniciar um negócio próprio ou aperfeiçoar suas atividades de gestão.

No curso de Empreendedorismo, é possível ter acesso a conteúdo fundamental para uma boa administração no mercado atual. Já com a qualificação em Marketing Digital, o empreendedor poderá conhecer as principais técnicas de comunicação no ambiente virtual para impulsionar suas estratégias de contato com o cliente.