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Entenda quais as habilidades que um storyteller deve desenvolver para melhorar o conteúdo que cria em campanhas de marketing.
A habilidade de contar uma boa história, o famoso storytelling, é uma das mais eficientes formas de conquistar clientes e fortalecer a imagem de um negócio. Entretanto, se tornar um bom storyteller e conseguir de fato engajar o público não é uma tarefa simples.
Uma narrativa precisa conter uma prévia interessante, um personagem que gere identificação, ser divulgada nos canais certos e com o formato correto.
Muitas campanhas de marketing podem falhar em seu propósito por apresentar um storytelling fraco ou que não se adequa à plataforma em que está sendo exibido.
Felizmente, há algumas técnicas que podem ajudar o storyteller a melhorar os conteúdos que produz. Se este é o seu objetivo, continue acompanhando esse texto e conheça essas artimanhas para impulsionar as suas narrativas!
Toda história tem uma mensagem a transmitir para o seu público. Em uma campanha de marketing, esse elemento deve expressar os valores de um negócio e seus objetivos.
O primeiro passo do storyteller é definir a ideia que guiará o comunicado. Com base nisso, ficará mais simples construir outros componentes narrativos, como os personagens e o conflito.
O storyteller pode contar histórias por diferentes tipos de materiais como um vídeo institucional, um post em redes sociais ou um texto com casos de sucesso dos clientes. Vale a pena explorar cada um desses formatos de narrativa até encontrar aquele que mais agrade o público final.
Um dos objetivos do storytelling é criar uma conexão com o cliente e uma das melhores maneiras de fazer isso é torná-lo o protagonista da história narrada. Nem sempre é necessário colocar um “você” no texto, mas é importante fazer com que o personagem passe por problemas similares ao do consumidor.
Além disso, o público precisa acreditar que o protagonista da narrativa tomaria decisões semelhantes às que ele realizaria na vida real para que o vínculo seja ainda mais forte.
Deve-se lembrar que há diversas plataformas em que as histórias serão divulgadas, como redes sociais e sites. Por isso, as narrativas devem ser adaptadas a cada local em que será exibida.
Não adianta criar um conto gigante para os stories do Instagram ou escrever uma crônica curta para um artigo de blog. Cada mídia traz uma expectativa ao público e o storytelling deve se adequar a ela.
O storyteller deve sempre estar estudando para conhecer novas formas de escrever boas histórias e melhorar suas técnicas de persuasão. Os cursos livres são uma ótima forma de atingir tal objetivo, pois são curtos e focados em um tema específico.
Para os profissionais de storytelling, uma dica é o curso de Marketing Digital da e-Hive, que aborda diversos princípios da área (como posicionamento de marca e comportamento do consumidor) que são essenciais na criação de histórias eficientes para todos os tipos de campanhas.
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