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O storytelling é uma técnica de comunicação que tem ganhado bastante relevância para as empresas. Saiba mais sobre ela!
O ser humano sempre se interessou por boas histórias. Por isso, uma das formas mais eficientes de se transmitir uma mensagem é por meio do storytelling, ou seja, pela capacidade de contar uma narrativa de forma envolvente.
A história pode ser transmitida de diversas formas: através de um texto, de um áudio ou de vídeos, algo que tem se tornado muito popular na época da internet e das redes sociais. O que vale é conseguir utilizar da forma mais eficiente possível os recursos que se têm em mãos.
Quer entender melhor o que é o storytelling e por que tantas empresas estão investindo nessa técnica para criar campanhas? Então continue acompanhando esse conteúdo para saber a resposta para essas e outras perguntas:
Índice
O storytelling é o termo em inglês que designa a habilidade de se contar uma história, ou seja, é a arte de narrar uma ideia de modo eficiente usando palavras, sons ou imagens. Para isso, é preciso saber criar personagens e cenários que envolvam as pessoas que estão tendo contato com aquela narrativa e que as faça sentir que ela de fato é relevante.
No mundo da publicidade e do marketing corporativo, essa técnica tem sido utilizada há um longo tempo. Basta pensar em um comercial de televisão que ficou na cabeça: ele com certeza traz alguma situação memorável em formato de crônica para chamar a atenção do público.
Há uma grande diferença entre simplesmente informar ou difundir uma mensagem por meio de uma história. Pense no caso de um anúncio de remédio: uma maneira de fazê-lo seria apenas indicando para que ele é eficaz. Outra possibilidade é mostrar um personagem fictício lidando com determinados sintomas que são curados com o remédio.
Quando se narra algo, é possível atrair mais a atenção de um grupo de pessoas e fazer com que a ideia fique guardada na memória do público. Em vista disso, o storytelling tem se tornado cada vez mais popular e utilizado por diversas empresas.
Em um momento em que a comunicação se torna cada vez mais agitada, fazer com que a sua mensagem seja lembrada é essencial, principalmente para as empresas. O storytelling mostra-se ótima ferramenta para alcançar esse objetivo de diversas formas:
Essas características de uma boa história são essenciais para seduzir o público e tornar a comunicação de uma mensagem ainda mais eficiente.
Quem já ouviu ou contou uma história com certeza teve contato com os elementos mais básicos do storytelling. Entretanto, é sempre importante recordá-los. São eles:
O marketing emprega esses elementos com foco em estruturar conteúdos em formato narrativo para gerar envolvimento na divulgação de algum produto ou serviço.
Na maioria dos casos, a história não precisa ser extremamente elaborada e muito menos longa. O adequado para uma campanha de marketing é que a mensagem divulgada seja de rápida compreensão. O ponto mais relevante nesse caso é o envolvimento e o impacto que ela provoca no público e a sua capacidade de persuasão.
Entretanto, apesar dos elementos citados serem essencialmente narrativos, nem sempre é necessário utilizá-los para narrar um conto ou crônica de fato. A base do storytelling é a simplificação de uma mensagem de modo que o público possa compreendê-la de maneira fluída, como uma história.
Esse objetivo pode ser alcançado sem necessariamente se utilizar da narração. Um gráfico, por exemplo, quando bem estruturado, conta a sua própria história. Um texto, como este que você lendo, também está transmitindo uma ideia com técnicas de storytelling.
O importante é que todas as informações sigam um fluxo temporal compreensível para a difusão da mensagem. Assim, os elementos narrativos são restruturados: o personagem se torna o próprio leitor/espectador; o ambiente é o local onde ele está; e o conflito é a própria resolução para uma dúvida despertada logo no início.
A memorização é um dos principais benefícios dessa técnica de comunicação. Entretanto há outras vantagens em se utilizar de tal estratégica.
Esse é o caso da persuasão, que se encontra altamente ligada ao storytelling, graças aos gatilhos emocionais despertados por ele no público. Eles são indispensáveis para que uma pessoa seja guiada a praticar uma ação, como a compra de um produto ou a busca por um serviço.
A técnica ainda se mostra eficiente para transmitir a possíveis clientes os valores e o propósito de um negócio. Isso é importante para criar identificação com uma marca.
Construir uma boa história nem sempre é uma tarefa simples, em especial quando o assunto é ser direto e rápido na comunicação. Entretanto, é possível seguir algumas dicas para começar a elaborar um conteúdo envolvente e relacionado com os serviços de uma empresa:
Outra boa forma de começar a pensar em como desenvolver técnicas de storytelling é estudando mais sobre marketing e suas estratégias. Isso é o que a e-Hive busca oferecer com seu curso de Marketing Digital.
Por meio dele, profissionais terão contato com técnicas de planejamento, ferramentas de mídias sociais e conceitos de posicionamento de marca que são fundamentais para criar um bom contéudo com storytelling. Conheça o curso e atualize-se!
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