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O ser humano sempre se interessou por boas histórias. Por isso, uma das formas mais eficientes de se transmitir uma mensagem é por meio do storytelling, ou seja, pela capacidade de contar uma narrativa de forma envolvente.

A história pode ser transmitida de diversas formas: através de um texto, de um áudio ou de vídeos, algo que tem se tornado muito popular na época da internet e das redes sociais. O que vale é conseguir utilizar da forma mais eficiente possível os recursos que se têm em mãos.

Quer entender melhor o que é o storytelling e por que tantas empresas estão investindo nessa técnica para criar campanhas? Então continue acompanhando esse conteúdo para saber a resposta para essas e outras perguntas:

O que é storytelling?

O storytelling é o termo em inglês que designa a habilidade de se contar uma história, ou seja, é a arte de narrar uma ideia de modo eficiente usando palavras, sons ou imagens. Para isso, é preciso saber criar personagens e cenários que envolvam as pessoas que estão tendo contato com aquela narrativa e que as faça sentir que ela de fato é relevante.

um livro aberto com varias ilustrações de cenários em cima das paginasNo mundo da publicidade e do marketing corporativo, essa técnica tem sido utilizada há um longo tempo. Basta pensar em um comercial de televisão que ficou na cabeça: ele com certeza traz alguma situação memorável em formato de crônica para chamar a atenção do público.

Há uma grande diferença entre simplesmente informar ou difundir uma mensagem por meio de uma história. Pense no caso de um anúncio de remédio: uma maneira de fazê-lo seria apenas indicando para que ele é eficaz. Outra possibilidade é mostrar um personagem fictício lidando com determinados sintomas que são curados com o remédio.

Quando se narra algo, é possível atrair mais a atenção de um grupo de pessoas e fazer com que a ideia fique guardada na memória do público. Em vista disso, o storytelling tem se tornado cada vez mais popular e utilizado por diversas empresas.

Por que o storytelling é importante?

Em um momento em que a comunicação se torna cada vez mais agitada, fazer com que a sua mensagem seja lembrada é essencial, principalmente para as empresas. O storytelling mostra-se ótima ferramenta para alcançar esse objetivo de diversas formas:

  • Contar histórias é um meio de provocar o surgimento de emoções nas pessoas para que elas busquem ter contato novamente com aquele conteúdo;
  • Narrativas são uma experiência prazerosa que conduzem o público por uma jornada que estimula o interesse e a curiosidade para conhecer seu desfecho;
  • Personagens e situações despertam identificações por parte de leitores ou espectadores, o que gera um alto engajamento junto a quem é impactado.

Essas características de uma boa história são essenciais para seduzir o público e tornar a comunicação de uma mensagem ainda mais eficiente.

Quais os elementos básicos do storytelling?

Quem já ouviu ou contou uma história com certeza teve contato com os elementos mais básicos do storytelling. Entretanto, é sempre importante recordá-los. São eles:

  • Mensagem: esta é a ideia que deve ser passada por meio da comunicação da história e ficará gravada na mente do público assim que a narrativa é encerrada;
  • Personagens: toda a história tem seu(s) protagonista(s) e será com ele(s) que o público se identificará, criará laços e torcerá para seu(s) sucesso(s) no final;
  • Ambiente: os acontecimentos da narrativa precisam acontecer em algum lugar, seja ele fictício ou real, no presente ou no passado;
  • Conflito: trata-se do problema que rodeia toda a história, um desafio a ser superado pelo protagonista. Ter um problema bem estruturado para os personagens é crucial para que a narrativa se desenvolva eficientemente e cause alguma comoção no público.

O marketing emprega esses elementos com foco em estruturar conteúdos em formato narrativo para gerar envolvimento na divulgação de algum produto ou serviço.

Na maioria dos casos, a história não precisa ser extremamente elaborada e muito menos longa. O adequado para uma campanha de marketing é que a mensagem divulgada seja de rápida compreensão. O ponto mais relevante nesse caso é o envolvimento e o impacto que ela provoca no público e a sua capacidade de persuasão.

Storytelling sem narrativa

Entretanto, apesar dos elementos citados serem essencialmente narrativos, nem sempre é necessário utilizá-los para narrar um conto ou crônica de fato. A base do storytelling é a simplificação de uma mensagem de modo que o público possa compreendê-la de maneira fluída, como uma história.

Esse objetivo pode ser alcançado sem necessariamente se utilizar da narração. Um gráfico, por exemplo, quando bem estruturado, conta a sua própria história. Um texto, como este que você lendo, também está transmitindo uma ideia com técnicas de storytelling.

O importante é que todas as informações sigam um fluxo temporal compreensível para a difusão da mensagem. Assim, os elementos narrativos são restruturados: o personagem se torna o próprio leitor/espectador; o ambiente é o local onde ele está; e o conflito é a própria resolução para uma dúvida despertada logo no início.

Benefícios do storytelling para empresas

A memorização é um dos principais benefícios dessa técnica de comunicação. Entretanto há outras vantagens em se utilizar de tal estratégica.

Esse é o caso da persuasão, que se encontra altamente ligada ao storytelling, graças aos gatilhos emocionais despertados por ele no público. Eles são indispensáveis para que uma pessoa seja guiada a praticar uma ação, como a compra de um produto ou a busca por um serviço.

A técnica ainda se mostra eficiente para transmitir a possíveis clientes os valores e o propósito de um negócio. Isso é importante para criar identificação com uma marca.

Como fazer um bom storytelling?

Construir uma boa história nem sempre é uma tarefa simples, em especial quando o assunto é ser direto e rápido na comunicação. Entretanto, é possível seguir algumas dicas para começar a elaborar um conteúdo envolvente e relacionado com os serviços de uma empresa:

  • Pratique o product placement, que é a inserção estratégica de um produto dentro do contexto de uma narrativa;
  • Considere a relevância da sua marca para o cenário em que ela se encontra. Posicione a marca em uma narrativa que evidencie seus valores;
  • Se o conteúdo for para mídias sociais, lembre-se de que é possível ir além do texto e utilizar imagens, emojis e elementos de vídeo para contar histórias;
  • Faça referências à cultura pop para aumentar o engajamento e o reconhecimento do seu público;
  • Decida se o conteúdo do seu storytelling será mais informativo ou também pode gerar algum nível de entretenimento para as pessoas.

Outra boa forma de começar a pensar em como desenvolver técnicas de storytelling é estudando mais sobre marketing e suas estratégias. Isso é o que a e-Hive busca oferecer com seu curso de Marketing Digital.

Por meio dele, profissionais terão contato com técnicas de planejamento, ferramentas de mídias sociais e conceitos de posicionamento de marca que são fundamentais para criar um bom contéudo com storytelling. Conheça o curso e atualize-se!