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No meio corporativo, a comunicação é uma habilidade de suma importância. Por meio dela é possível formar parcerias, realizar apresentações, se expressar em reuniões e criar conexões importantes com uma equipe no trabalho.

O fato é que essa competência é essencial para a formação de um profissional que deseja alcançar destaque no mercado de trabalho. Vale lembrar que ela envolve outras habilidades bastante procuradas pelas empresas.

Confira a seguir algumas das principais capacitações relacionadas à comunicação requisitadas pelo mercado de trabalho:

1 – Relacionamento interpessoal

Uma habilidade altamente associada à comunicação tanto oral, quanto escrita, é o relacionamento interpessoal. Ele é fundamental para que o profissional desenvolva sinergia com seu time e mantenha harmonia com todos os envolvidos.

Para isso, ele deve expor claramente suas ideias e compreender o ponto de vista de seus colegas. Obviamente, essa capacitação também tem forte relação com a empatia e a compreensão do colaborador em torno das necessidades do time como um todo.

2 – Negociação

No ambiente empresarial, a negociação é uma habilidade vital para o fechamento de contratos vantajosos para uma organização.

Nesse processo, é preciso aprender a comunicar de forma eficiente à outra parte do negócio o quão vantajosa será aquela parceria para ambos. Quem se expressa com eficiência sempre se destaca positivamente nessa questão.

3 – Resolução de conflitos internos

Mesmo em equipes nas quais os colaboradores possuem um bom relacionamento, desavenças podem acontecer. Nesse momento, a comunicação se faz presente para que as partes que entraram em conflitos possam exteriorizar suas ideias e entrem em um acordo sem maiores prejuízos para a empresa e o time em geral.

4 – Atendimento ao cliente

Lidar com o público externo é uma realidade em qualquer negócio e uma exigência no mundo profissional. Por isso, é imprescindível ser atencioso e prestativo na hora de efetuar procedimentos de suporte ao cliente.

Com o avanço tecnológico, parte da interação com consumidores pode ocorrer por meios digitais, como e-mails ou redes sociais. Nesses casos, é importante ter um planejamento de comunicação estratégico para prestar um bom atendimento.

5 – Princípios de marketing

O marketing é uma subárea da comunicação indispensável para todas as empresas. É preciso saber divulgar produtos e serviços com eficiência para atrair uma nova clientela e manter-se estável e competitivo no mercado atual.

Conhecer princípios de marketing e publicidade é uma habilidade que ajuda muitas pessoas a crescerem profissionalmente e conquistarem melhores colocações em seus empregos.

Como desenvolver habilidades de comunicação?

A resposta para essa pergunta é simples: com muita prática e estudo. Somente dessa forma um profissional conseguirá aprimorar suas competências e até mesmo adquirir algumas novas habilidades altamente requisitadas pelo mercado.

Entretanto, para aqueles que buscam crescer mais rapidamente, a e-Hive tem uma excelente opção: o curso de Inteligência Emocional e Comunicação.

Com ele, colaboradores e gestores aprendem a desenvolver suas capacidades comportamentais valiosas para alcançar novas posições profissionais. Quem deseja evoluir com agilidade e competência precisa conhecer essa qualificação!