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Um profissional essencial para o funcionamento de empreendimentos comerciais é o operador de loja. Desde loja de roupas, calçados e brinquedos, até supermercados e farmácias, empregam colaboradores nesse cargo de extrema importância.

As atividades de sua rotina diária são diversas, entre elas o acompanhamento de processos de vendas para os clientes, a organização do caixa e a manutenção do estoque do estabelecimento. Por isso, muitas vezes ele é visto como uma pessoa “multifunções”.

Responsabilidade é uma palavra de ordem entre as competências de um operador de loja, mas há outras habilidades que fazem parte do seu dia a dia. Confira algumas delas a seguir e fique bem-informado sobre essa profissão.

 

1. Capacidade de organização do operador de loja

Uma das características do operador de loja é ser uma pessoa altamente organizada. Ele não cuida apenas do estoque do estabelecimento, garantindo que os produtos sejam bem identificados e repostos quando necessários, mas também organiza todo o seu ambiente de trabalho.

Assegurar que a loja esteja arrumada e atraente para os possíveis clientes é uma das tarefas da rotina de quem atua em tal cargo. Além disso, é indispensável manter a limpeza do local com a finalidade de evitar que o empreendimento pareça descuidado.

2. Comunicação e atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma atividade comum a qualquer profissional que atue no ambiente comercial. Por isso, comunicação é uma competência de alta relevância, uma vez que o colaborador precisa saber interagir de maneira eficiente com possíveis consumidores.

Entretanto, vale dizer que o atendimento vai além do processo de venda. Ele envolve toda a experiência do cliente com a loja/estabelecimento. O ideal é que o operador de loja saiba construir estratégias junto da equipe que faz parte para encantar possíveis compradores e fidelizá-los.

3. Visão analítica

Realizar a análise de preços também é papel do operador de loja. Nesse caso, ele deve verificar se toda a precificação do estabelecimento está correta. Erros podem causar prejuízos a um negócio ou afastar potenciais clientes.

Além disso, uma visão analítica o ajudará a melhorar o custo dos produtos e até mesmo criar campanhas de desconto que sejam atraentes. Por isso, também é importante que ele esteja atento aos seus concorrentes, sempre conferindo o quanto eles estão cobrando por itens similares.

4. Controle de qualidade

Outra demanda da rotina desse colaborador é a execução do controle de qualidade dos produtos oferecidos. Em locais que vendem produtos alimentícios ou com data de validade, ele precisa checar se aquilo que é posto à venda não passou ou está próximo do vencimento.

Em outras lojas, como as de roupas e de brinquedos, é necessário examinar se não há problemas estruturais nos itens oferecidos. Os clientes podem reclamar caso comprem algo no qual notaram algum tipo de defeito.

5. Administração de rotinas

O operador de loja ainda precisa ter autonomia para conseguir organizar sua própria rotina de trabalho, de modo a dar conta de todas as suas demandas. Profissionais que demonstram possuir boas habilidades de administração de processos se destacam dos demais e podem alcançar cargos de chefia no local em que trabalham.

Para ajudar pessoas interessadas na área a desenvolverem essa e outras habilidades, a e-Hive oferece o curso de Operação de Loja. Ele aborda diversos conceitos e competências vitais para a atuação no setor comercial e pode ser um ótimo passo inicial para quem busca crescer no mercado de trabalho.