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Etapa essencial em todo processo de seleção, a entrevista de emprego é o momento em que os candidatos devem demonstrar sua preparação para assumir novas responsabilidades.

Nessa hora, surgem diversas dúvidas em como se portar e o que falar durante a apresentação. Se você é um profissional em busca de uma (re)colocação mercado e quer superar esse desafio, este artigo foi preparado para você.

Confira algumas das principais recomendações para se sair bem na entrevista de emprego e impressionar equipes de gestão de pessoas:

Conheça a empresa

“Por que você quer trabalhar nesta empresa?”. Essa é uma pergunta muito recorrente em processos seletivos. Muitos candidatos podem não dar a devida atenção a ela, mas tal questão muitas vezes define os candidatos que passarão para a próxima fase de uma seleção.

Por meio da resposta dada, é possível demonstrar o seu bom conhecimento da organização da qual pretende fazer parte e de sua forma de atuação. Você também pode exemplificar as competências que o(a) tornam ideal para a vaga.

Por isso, fazer uma pesquisa sobre a empresa e possíveis concorrentes, é fundamental e deixa o profissional preparado para muitas armadilhas de uma entrevista.

Fique atento ao que fala

Falar mais do que o necessário é algo a ser evitado na entrevista de emprego. Seja direto(a) e sucinto(a) para demonstrar segurança nas ideias expostas. Além disso, evite interromper o recrutador quando ele fizer alguma pergunta.

Para se sair bem, é possível treinar um pouco antes da entrevista de fato. Outra dica é terminar cada fala com uma mensagem positiva, mesmo quando alguma dificuldade for citada, o que demonstra seu crescimento profissional.

Linguagem corporal e visual são importantes

Os times de recursos humanos ficam atentos à postura e à movimentação dos selecionados. Por isso, fique de olho na sua “pose” na hora da entrevista e busque manter-se de forma a expressar calma e confiança.

Junto da postura, também está o visual. A ideia de “a primeira impressão é a que fica” é de extrema importância e, para demonstrar profissionalismo, é indispensável vestir-se adequadamente para essa etapa.

Seja a solução dos problemas da empresa

Quando o time de RH de uma empresa começa um processo seletivo, ele busca resolver uma pendência interna. O profissional que deseja se destacar, deve mostrar que pode ser a resolução para esta questão.

Busque ler com atenção o descrito da vaga para fazer com que a conversa se desenvolva em torno do problema do recrutador e, expondo suas habilidades e conhecimentos, mostre que você tem o perfil da vaga.

Avalie seus pontos fortes e a melhorar

Outra questão muito comum em entrevistas de emprego diz respeito aos pontos fortes e fracos do(a) entrevistado(a). Uma forma de se preparar para isso é fazer uma autoavaliação antes da conversa com o time de recrutamento.

Dessa forma, você conseguirá descobrir quais são seus pontos fortes e poderá apresentá-los com maior eficiência durante a seleção.

Quando falar dos pontos fracos, lembre-se de citar como está empenhado(a) em desenvolvê-los e melhorá-los. Não tenha medo de mostrar suas falhas, mas ressalte que você está sempre em evolução.

Tenha coerência

Lembre-se de que recrutadores conferiram todos os dados do seu currículo, portfólio e possíveis redes sociais que você tenha divulgado.

Por isso, seja coerente nas informações passadas. Não tente informar experiências que você não tenha ou apagar alguma passagem por uma empresa marcada no seu currículo. Da mesma forma, não esconda fatos que você expõe nas redes sociais, caso seja questionado(a).

Nunca pense em mentir

De maneira alguma o(a) entrevistado(a) deve mentir na hora de procurar um emprego. Além do risco de mostrar incoerência, suas habilidades poderão ser testadas e sua imagem ficará marcada como antiprofissional pela empresa.

Além disso, a equipe de gestão de pessoas é treinada para conseguir identificar quando os candidatos mentem.

Exemplifique sua experiência

Evite apenas citar uma qualificação e busque mostrar como você de fato já utilizou suas habilidades no dia a dia.

Possui experiência com liderança? Cite uma situação em que atuou como líder. Tem capacidade analítica? Descreva uma reunião em que a análise de dados foi relevante.

Não tem experiência? Foque em outras situações

Caso você esteja buscando o seu primeiro emprego e não possua experiência profissional, não fique desesperado(a). Cite situações e atividades do seu dia a dia ou dos estudos que possam se adequar ao que é buscado para a vaga.

Vale falar desde a organização de um evento até um trabalho acadêmico de alta relevância. Além disso, não deixe de comentar sobre cursos e especializações que você tenha feito na área.

Mostre o seu perfil real

Muitas vezes, o perfil comportamental é fundamental para o entrevistador decidir se um candidato é ideal para determinada vaga. Entretanto, a dica é evitar forçar um perfil que não é o seu.

Ser você mesmo ajuda a evitar o nervosismo de uma entrevista de emprego. Desse modo, será possível conversar e apresentar informações de forma relaxada, sem se deixar paralisar pela ansiedade.

Fale de você

O entrevistador quer conhecer você, por isso não tenha medo de falar sobre si mesmo(a) e suas qualificações. Cite tudo o que for relevante para divulgar seu trabalho e trace uma trajetória de sua atuação.

Claro que o entrevistador não precisa saber de detalhes pessoais, mas prepare uma boa apresentação e mostre como tem ocorrido o seu crescimento profissional.