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O Natal é uma das datas que mais movimentam o comércio brasileiro. Em 2023, a expectativa é de que as compras natalinas atinjam valores na casa dos R$ 70 milhões, também graças ao 13º terceiro recebido pelos trabalhadores. Por isso, empreendedores podem aproveitar esse momento para criar campanhas e ações de marketing digital para engajar seus consumidores.

Essa é uma ótima oportunidade de ampliar os lucros de um negócio e começar 2024 fidelizando novos clientes.

Se o seu objetivo é aumentar as vendas do seu empreendimento com o comércio on-line nessa época, continue acompanhando esse conteúdo. A seguir, você conhecerá algumas dicas de como impulsionar seus ganhos no Natal:

Comece personalizando seu site

Pode parecer banal, mas personalizar sua página na internet com elementos que referenciam o Natal pode ajudar em seu relacionamento com o público. Essa época do ano é conhecida por evocar uma “magia” de celebração nas pessoas e muitas se sentem bem em ver itens como gorros natalinas, renas e bonecos de neve espalhados pela web.

Caprichar na decoração de um site o deixa mais atrativo para os clientes e pode ajudar no impulsionamento de suas vendas.

Vale a pena ainda criar promoções de Natal, com itens em desconto no site. Basta verificar aqueles que mais atrairão os consumidores nessa ocasião e preparar as páginas de compra.

Crie landing pages especiais

As landing pages são ótimas ferramentas para campanhas de marketing. Com elas é possível obter informações importantes dos clientes e desenvolver uma comunicação mais assertiva com foco em vendas.

Utilizar essas páginas pode ser uma estratégia para otimizar os resultados das campanhas de Natal. Vale ressaltar os descontos oferecidos nessa época e até mesmo disponibilizar um bônus especial para o público.

Elabore um fluxo de e-mail marketing

Enviar um conteúdo de e-mail marketing pode ser uma ótima forma de manter o contato com o cliente nesse período. Entretanto, é importante ficar atento, pois trata-se de algo que vai além daquelas mensagens que sempre chegam à caixa postal no dia de Natal.

Enquanto isso será enviado para toda a base de clientes, um fluxo especial de comunicações deve ser elaborado para aqueles interessados em realizar compras na época mais mágica do ano. Pode-se utilizar os contatos obtidos com as landings pages para desenvolver um funil de vendas específico para essas pessoas.

Outra estratégia é criar um e-mail com sugestões de presentes de Natal e direcionar para as ofertas que já estão no seu site.

Faça ações nas redes sociais

O Natal é uma época perfeita para movimentar suas redes sociais e engajar os seguidores. Faça uso dessas plataformas para divulgar as campanhas do momento e realizar promoções exclusivas para quem curte suas páginas.

Nesse momento, é importante empregar os melhores recursos de cada rede. O Instagram, por exemplo, permite que se crie publicações com imagens “clicáveis” que redirecionam para a página de um produto. Em outras mídias, como o Tik Tok, o ideal é apostar em vídeos natalinos para chamar a atenção dos internautas.

Presenteie clientes fiéis com descontos

Lembre-se daqueles clientes que compraram produtos com você durante o ano e retribua a fidelidade com uma promoção especial. O ideal é oferecer a eles um desconto único em qualquer item do seu comércio para incentivá-los nas compras de Natal.

Esse tipo de ação pode ser praticada com o envio de conteúdos de e-mail marketing, mensagens de WhatsApp ou até mesmo por ligação telefônica, quando se tiver esse contato do cliente.

Faça uma promoção do tipo “compre mais e leve um brinde”

O Natal costuma ser uma época em que as pessoas decidem gastar um pouco mais para presentear toda a família. Se o seu comércio on-line oferece diferentes tipos de produtos, chegou a hora de buscar atrair mais vendas para o seu negócio.

Uma promoção que garanta brindes atrativos para compras acima de determinado valor pode auxiliá-lo a alcançar esse objetivo e ainda conquistar um novo público.

Melhore as condições de pagamento

Outra estratégia para o Natal é oferecer condições de pagamento especiais para esse período do ano. Alguns negócios podem permitir que o cliente comece a pagar os produtos apenas no começo do ano seguinte, mas também é possível aumentar o número de parcelas e diminuir o valor dos juros cobrados.

Vale também disponibilizar opções com frete gratuito para produtos específicos. Essa pode ser uma forma de aumentar as vendas de itens exclusivos para a época natalina.

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