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As pessoas realizam cada vez mais atividades pelo ambiente virtual. Atualmente, é possível até mesmo fazer as compras do mês para abastecer uma residência sem sair de casa. Essas mudanças de hábito da população estão impulsionando o crescimento do mercado digital e ampliando oportunidades de atuação para as empresas.

Isso tem ampliado as possibilidades para diversos negócios. Com a utilização correta das novas plataformas, empreendedores podem superar barreiras geográficas e alcançar clientes em diferentes partes do país.

Para isso, porém, é preciso ter um bom conhecimento sobre o mercado digital e aprimorar competências para atuar na área. Quer saber mais sobre esse tema? Então, acompanhe este conteúdo:

Por dentro do mercado digital

O mercado digital pode ser definido como um ecossistema que engloba todos os tipos de oportunidades comerciais no ambiente virtual. Sejam vendas, compras ou trocas, sempre que há algum retorno material envolvido, ele faz parte desse conceito.

As empresas utilizam seus recursos para alimentar esse sistema de maneira ativa. São aplicados cada vez mais ferramentas e recursos tecnológicos para ampliar as possibilidades e maneiras de se efetuar transações dessa forma. Trata-se de algo que vem se refletindo em uma melhor interação entre consumidores e vendedores em tais situações.

Isso também tem aumentado a segurança das compras feitas digitalmente. Consumidores conseguem acessar dados de suas encomendas e contatar fornecedores com maior facilidade.

Tal melhora na confiança em torno do mercado digital se refletiu em um aumento de vendas eletrônicas. Dados de uma pesquisa da Octadesk em parceria com a Opinion Box mostraram que 61% dos consumidores brasileiros estão realizando mais compras pela internet do que em lojas físicas.

O motivo que leva ao surgimento desses dados inclui diversos fatores, como o preço dos produtos on-line. Entretanto, é inegável que a facilidade do ambiente virtual e crescimento da segurança nesses ambientes, também são responsáveis pelo desenvolvimento dessa modalidade de comércio.

Surgimento de novas áreas

A popularização do comércio eletrônico impulsionou o surgimento de novas áreas de atuação e demandas por parte do mercado profissional. Atualmente, as empresas precisam de pessoas especializadas em estratégias de e-commerce e otimização de sites para construírem seus próprios locais de venda on-line.

Além disso, tornou-se necessário considerar a atuação dentro das redes sociais. Na época do mercado digital, essas plataformas se tornaram ambientes vitais para a divulgação de produtos. Algumas marcas até mesmo utilizam publicações simples dentro do Facebook ou Instagram como materiais âncoras para o direcionamento para as páginas de venda.

A importância do mercado digital

Apostar no mercado digital se tornou vantajoso e relevante para diversos empreendedores. Entre os principais benefícios oferecidos por essa forma de comércio, pode-se citar:

  • Ampliação de alcance: negócios podem atingir clientes em uma escala muito superior à local, em alguns casos até mundial. Entretanto, é vital pensar em um bom sistema logístico para atender a todas as demandas do público;
  • Relacionamento com o cliente: investir em um bom sistema de e-commerce é um passo fundamental para construir um vínculo eficiente com o consumidor. Além disso, ele se torna relevante para chamar a atenção de uma nova clientela;
  • Presença digital: nos dias atuais, uma boa presença nas redes e no ambiente virtual se faz vital para qualquer organização que preze pelo seu crescimento. O mercado digital é ferramenta essencial para atingir esse objetivo;
  • Publicidade mais barata: os custos publicitários com ferramentas de divulgação na internet são relativamente menores e permitem que até mesmo o pequeno empreendedor tenha um bom alcance de público.

Todos esses fatores são fundamentais para se ganhar relevância no ambiente atual. Desse modo, mantém-se certa vantagem perante a concorrência e se acompanha as demandas da clientela geral.

Principais competências para trabalhar com mercado digital

Seja um profissional em busca de uma colocação profissional, ou um empreendedor que quer utilizar as novas ferramentas para impulsionar seu negócio, há algumas habilidades que todo o indivíduo que atua com mercado digital deve possuir. Entre elas, pode-se citar:

Boa comunicação

A capacidade de se comunicar com eficiência é indispensável em muitas áreas. No mercado digital, ela se torna relevante no momento de realização de atendimento ao público.

Entretanto, quando se fala de comunicação em um ambiente virtual é importante ir além de uma boa escrita ou oratória. O profissional deve ter competência para conversar com seu público por meio de vídeos, imagens, publicações em redes sociais e diferentes plataformas de contato.

Quem sabe transmitir mensagens de forma eficaz em qualquer canal se destaca nesse meio. Trata-se de algo relevante para qualquer e-commerce que preze por sua evolução.

Capacidade analítica

Parte do trabalho com comércio eletrônico envolve análise de dados. Verificar o número de acessos a uma página, idade aproximada dos clientes e outras informações pode trazer indicações importantes sobre um negócio. Com uma mente analítica é possível identificar oportunidade com esses elementos.

Torna-se fundamental utilizar tais elementos como base para novas estratégias de engajamento e venda. Além disso, é pelo estudo dos dados que se consegue averiguar quais os problemas de um planejamento, como baixa interação do público ou situações de abandono de carrinho durante a compra.

O profissional que sabe utilizar as informações que tem em mãos de maneira engenhosa supera dificuldades e melhora suas vendas no mercado digital.

Facilidade em trabalhar de forma cooperativa

Atuar no mercado digital é saber trabalhar em conjunto. Esse modo de comércio abrange diversos profissionais, desde desenvolvedores, até redatores, analistas e estrategistas. Por isso, saber cooperar e atuar em equipe se torna essencial para os profissionais que estão trabalhando nessa área.

Mesmo a liderança de um pequeno negócio precisa ter tal habilidade, pois deve engajar e auxiliar seu time a todo o momento. Será necessário ainda fazer isso com o restante do grupo, de modo que todos possam oferecer ideias de melhorias estratégicas para a empresa.

Logística

Compreender conceitos de logística de distribuição é uma das partes mais fundamentais quando se fala de comércio eletrônico. Isso porque, de uma forma ou de outra, o profissional precisará analisar a melhor maneira de entregar o seu produto ao cliente.

No caso de vendas de produtos on-line, como e-books, vídeos ou jogos digitais, tudo é mais simples para um negócio. Basta que o produto fique disponível ao consumidor assim que efetuada a compra.

Entretanto, itens físicos precisam ter sua logística de entrega muito bem planejada. Isso faz parte do processo de fidelização do cliente: o comprador jamais quer se sentir enganado caso compre um produto que demorará meses para ser entregue ou que não tenha previsão de chegada.

Criatividade

Ser criativo é uma competência necessária para atuar em qualquer área do meio virtual. No mercado digital, essa habilidade ajuda o profissional no momento de criar campanhas e conteúdos que geram o interesse do consumidor.

Obviamente, não é simples expressar grande criatividade a todo o momento. Entretanto, é possível exercitar essa capacidade. A principal forma de fazer isso é pelo consumo de produtos relacionados ao setor de atuação. Vale também ficar de olho na concorrência para compreender de que forma inventiva ela está conseguindo chamar a atenção do cliente.

Inteligência emocional

Trabalhar no mercado digital é compreender que nem sempre as estratégias darão certo e que será preciso repensar alguns caminhos. A inteligência emocional servirá de alicerce para que o profissional saiba controlar suas emoções e aja estrategicamente.

Além disso, essa competência se faz presente durante os processos de comunicação com a equipe e auxilia lideranças durante atividades de feedback. Isso melhora a harmonia do time e todos os processos internos.

Adaptabilidade

O mercado digital está mudando a todo momento. Novas ferramentas, plataformas e maneiras de engajar o cliente surgem com a evolução tecnológica e as demandas do cliente. Por isso, é indispensável adaptar-se às transformações que possam surgir.

O profissional que atua nesse ecossistema deve ser receptivo a essas diferentes formas de realizar suas atividades e à inovação recorrente. A flexibilidade é uma qualidade que ajuda o indivíduo a se adequar a diferentes realidades e promover melhores estratégias de comércio eletrônico.

Marketing digital

Os conhecimentos de marketing digital são imprescindíveis para o profissional que está atuando nesse mercado. É preciso saber como adaptar uma marca a um e-commerce, por exemplo, e criar estratégias em redes sociais que instiguem o público a comprar um produto.

Quando estratégias desse tipo são bem elaboradas, elas atraem novos clientes e fidelizam aqueles que já tiveram contato com o serviço da empresa.

A e-Hive busca auxiliar profissionais nesses momentos com o curso de Marketing Digital. Por meio dele, é possível ter acesso a fundamentos necessários para impulsionar planejamentos focados no comércio eletrônico.

Como criar uma estratégia com foco no mercado digital?

Profissionais que trabalham com o mercado digital precisam entender que não há caminho certo para se sair bem nesse ambiente. Diferentes estratégias podem funcionar para diferentes tipos de negócio.

Entretanto, há alguns passos importantes que podem ajudar qualquer pessoa a montar um planejamento para um empreendimento se inserir no mercado virtual. Esses passos são:

Estudar o cenário atual

O primeiro passo é identificar como anda o mercado geral e o público-alvo do negócio. Como se trata de um ecossistema que muda constantemente, torna-se necessário fazer essa análise com frequência. Entretanto, ela auxilia o profissional a ter uma visão mais completo das oportunidades e dificuldades da empresa.

Identificar tendências

Com um estudo feito, chega a hora de verificar as tendências atuais. Elas podem indicar desde um caminho a seguir até as possibilidades de aproveitar alguma mudança não identificada pela concorrência. São nessas horas que um empreendimento pode brilhar com uma nova estratégia.

Aprender com os erros

Mesmo com um bom estudo, quando um planejamento for colocado em ação, não há garantia de que ele funcionará como se imaginava. Por isso, é necessário voltar a avaliar as atitudes passadas e compreender que erros acontecem.

Na verdade, um passo essencial é aprender com as estratégias não tão eficientes e buscar construir novas ideias melhoradas. Essa é parte da jornada de qualquer profissional ou empresa que deseja caminhar pelas estradas de possibilidades do mercado digital.