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A negociação é uma atividade comum para muitas carreiras no mercado de trabalho. Desde um assistente administrativo até um diretor de empresas, o ato de negociar se faz presente na rotina de muitas pessoas e se mostra necessário para conquistar clientes, finalizar vendas e até mesmo resolver conflitos internos.
Por tal motivo, muitos profissionais buscam desenvolver essa competência a partir de técnicas que melhoram sua comunicação para fechar acordos e gerenciar divergências.
Se este é o seu caso, então continue acompanhando esse conteúdo. Separamos algumas táticas de negociação que vão ajudar na sua rotina de trabalho:
Para que a negociação seja efetiva, primeiramente é preciso entender com que se está dialogando. Estudar o perfil do seu cliente final é o primeiro passo para descobrir como ele se comporta e quais suas aspirações no fechamento de uma compra.
Por isso, traçar a persona do consumidor ideal é tão relevante. Quando se faz isso, é possível compreender de maneira completa o modo como o público vai reagir a determinadas oportunidades e ofertas oferecidas a ele.
Essa também é uma forma de conseguir filtrar quem de fato tem intenção real de finalizar uma compra e quem não pretende continuar com um negócio. Assim, profissionais de atendimento ao cliente podem redirecionar sua energia para criar conexões com pessoas que realmente vão obter seus produtos ou serviços.
A empatia pode ser a chave para finalizar uma negociação. Reconhecer as dores dos clientes é vital para direcionar o diálogo a fim de que o cliente feche a venda de uma maneira que o deixe satisfeito.
Para isso, é importante ficar de olho nos gestos e no tom de voz do consumidor para descobrir como deixá-lo cada vez mais confortável em uma conversa. Desse modo, cria-se uma conexão com o público e fica mais simples fidelizar mais pessoas.
Gatilhos mentais são mensagens de impacto que induzem uma pessoa a realizar uma determinada ação, no caso, fechar uma compra. Há diversos modos de fazer isso: é possível ressaltar que um produto é uma novidade, citar que ele é exclusivo, reforçar a qualidade do item, além de usar outras estratégias.
O importante é mexer com o desejo do consumidor e fazer com que ele se sinta cada vez mais tentado a obter o que se está oferecendo. Essa é uma ótima forma de encerrar uma negociação em uma situação de vantagem para a empresa.
Todo mundo gosta de fechar um negócio sentindo que saiu privilegiado no processo. Por tal motivo, vale oferecer bonificações ao cliente para que ele se sinta mais envolvido a encerrar a compra.
No caso de consumidores mais persistentes, o bônus pode ser substituído por um desconto no momento de adquirir um produto. O vital é fazer a pessoa entender que está terminando a negociação com uma regalia única e essencial para ela.
Muitos clientes provavelmente vão hesitar antes de finalizar uma compra. Eles vão se queixar do preço, questionar a qualidade do produto ou indagar se realmente é assim tão importante a obtenção de tal item ou serviço.
Nesses casos, o profissional que trabalha com processos de negociação precisa estar preparado. Ele deve conhecer todas as objeções mais comuns quanto à mercadoria oferecida e saber desconstruí-las.
É necessário deixar explícita a relevância do encerramento da compra para que o consumidor torne-se mais propenso a comprar algo.
O senso de urgência é algo muito comum em processos de negociação e sempre faz com que o consumidor se sinta mais motivado a comprar um produto.
Ressaltar que são as “últimas unidades” de um item ou que algo é “exclusivo” e por isso sairá de linha rapidamente é um jeito de acelerar a ação do consumidor.
O cliente precisa sentir que ao fechar um negócio, ele estará adquirindo algo de grande valor. Seja um produto ou serviço, se ele é de qualidade e o consumidor sabe disso, maiores são as chances de ele procurar obtê-lo. Por isso, valorizar constantemente o que se está oferecendo é essencial em qualquer processo de atendimento ao público.
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