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As estratégias de marketing digital possibilitam que as empresas tenham maior controle sobre as etapas de um processo de comunicação. Por meio da estruturação de um funil de vendas, as lideranças da área conseguem estabelecer o parâmetro de informações que devem ser repassadas para um possível cliente em sua jornada de compra.

Esse funil é essencial para que as lideranças segmentem o consumidor em etapas específicas de compra e compreendam como estabelecer contato com tal usuário de maneira eficiente.

Portanto, se aprofundar nas questões do funil de vendas e entender como utilizá-lo eficientemente se torna algo vital para o sucesso de uma campanha de marketing. Se o seu objetivo é saber mais sobre o assunto, continue acompanhando este texto:

Definindo o que é um funil de vendas?

Conhecido também pelo termo em inglês pipeline, o funil de vendas é um modelo de acompanhamento da jornada de compra do cliente. Ele é construído em cima de diferentes fases do processo de aquisição de produtos e permite que se tenha uma abordagem mais assertiva no oferecimento de um item.

A partir do momento em que um cliente tem o seu primeiro contato com a empresa e suas campanhas, ele entra em uma das três posições do funil de vendas: topo, meio ou fundo do funil.

Para compreender melhor como um cliente é inserido nessas posições, é importante detalhar cada uma delas:

Topo de funil

A primeira posição do funil de vendas, também é considerada a primeira etapa da jornada de compra do cliente. Ela diz respeito à prospecção de novos consumidores, que devem ser “educados” pela campanha de modo a tomarem consciência do produto oferecido.

No topo de funil, os indivíduos aprendem que possuem uma necessidade ou problema por meio de conteúdos informativos como infográficos e e-books.

É muito importante que nessa etapa as equipes de marketing recolham dados do cliente, como endereços de e-mail ou número de telefone. Desse modo, o consumidor se torna um lead e poderá ser impactado novamente com outros conteúdos conforme ele for descendo no funil de vendas.

Meio do funil

No meio do funil, o lead começa a compreender mais profundamente o problema que possui, mas ainda não sabe como resolvê-lo. A função da estratégia de marketing aqui é fazer com que o cliente comece a considerar a busca por uma solução, incitando-o com dicas para a resolução da questão.

É um momento de amadurecimento da campanha, cujo foco ainda não é a venda final, mas sim um estreitamento da relação com o consumidor. Trata-se de um momento de ganho de confiança.

Fundo do funil

Chega a última parte da jornada de compra. Essa é a etapa em que o lead está preparado para finalmente adquirir o produto ou serviço que está sendo oferecido. A relação com o cliente já foi estabelecida e o momento é propício para trazer a proposta de venda.

Vale lembrar que é necessário que a oferta seja realmente atraente e que o consumidor compreenda perfeitamente como o que está sendo oferecido pode solucionar o seu problema. É preciso provar o seu valor para o lead, de modo que ele se sinta seguro para fechar o negócio.

O processo de compra não é linear

Embora seja vital compreender os passos do funil de vendas, os estrategistas de marketing devem se atentar para o fato de que as jornadas de compra não são lineares. Muitas vezes, um usuário que acaba de ser captado já pode ser inserido no meio ou no fundo de funil, pois já tem consciência do problema a ele apresentado e não se enquadra no topo de funil.

Por isso, é preciso analisar cada lead e segmentá-lo no momento certo do processo, para que ele seja impactado pelas comunicações corretas.

A relevância do funil de vendas

Como se pode notar, a estruturação de um funil de vendas acaba se mostrando um processo essencial para a criação de estratégias de marketing que geram engajamento e finalização de uma compra para todos os modelos de empresa.

É por meio dele que se consegue construir comunicações bem elaboradas, que serão direcionadas para os leads considerando especificamente suas posições dentro do funil. Esse conteúdo poderá ser divulgado por mídia paga, mensagens de e-mails marketing e até mesmo por meio do whatsapp ou outros aplicativos similares.

O que vale é compreender em que momento o cliente se encontra e estruturar um conteúdo que gere engajamento nele.

Aprendendo a gerenciar o funil de vendas

O conhecimento prévio sobre o funil de vendas é algo essencial, mas gerenciar esse processo não é uma tarefa simples. É preciso ter expertise sobre campanhas e possuir um bom alinhamento com o time comercial da empresa para que qualquer planejamento feito com base no funil se mostre eficiente.

Por isso, líderes e outros profissionais da área publicitária costumam busca cursos de capacitação com o intuito de realizar um gerenciamento que traga os melhores resultados a uma empresa.

Nesse caso, algumas das qualificações da e-Hive podem ser uma solução para esses indivíduos. O curso de Marketing Digital é uma capacitação essencial para qualquer pessoa no setor e traz insights preciosos tanto para novos profissionais, como para aqueles que já possuem experiência no mercado de trabalho.

Outra capacitação indicada é o curso de Vendas, que ensina o aluno a como realizar um planejamento estratégico capaz de conquistar a confiança do cliente.