Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Blog

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Todas as ações de uma empresa devem ser realizadas com base em um planejamento estratégico bem delimitado. Isso só pode ser alcançado com um bom estudo de logística, capaz de possibilitar que todos os recursos sejam aplicados do modo mais eficiente possível.

O foco é garantir a produtividade e a qualidade dos processos internos, aliadas à diminuição dos custos e do tempo de desenvolvimento de uma determinada operação.

Em vista disso, muitas lideranças têm investido pesadamente em logística para aprimorar suas atividades. A expectativa é melhorar tanto o ambiente organizacional para colaboradores como oferecer melhores serviços aos clientes.

Quer entender mais sobre essa estratégia e como se tornou relevante para o mundo corporativo? Então, continue lendo esse conteúdo:

O que é logística?

ilustração de homem apresentando um gráfico de logística com o desenho de um caminhão na telaA logística é um conceito que inclui técnicas com foco em melhorar o fluxo de trabalho de uma organização. Ela é aplicada nos mais diversos segmentos, e cada empresa adapta seus processos às melhores metodologias para seu negócio.

De maneira geral, ela envolve quatro procedimentos de suma importância: a aquisição de produtos, sua movimentação, armazenamento seguro e, por fim, a entrega ao cliente final.

Ter uma visão completa dos processos logísticos é essencial para a implantação de um negócio e para torná-lo ainda mais eficiente. Desse modo, ele consegue reforçar sua competição no mercado e pode se destacar diante de seus concorrentes.

Benefícios do uso dessa estratégia

O objetivo de uma estratégia de logística sempre é otimizar processos, organizar insumos e agilizar todo o planejamento estratégico. Sua aplicação gera uma porção de melhorias a uma organização, tais como:

Redução de custos

Os processos de logística eliminam atividades e gastos desnecessários para a empresa, tanto externos quanto internos. Desse modo, os custos de todos os procedimentos são menores, sem que para isso ocorra uma diminuição na eficiência do trabalho.

Isso pode ser feito de diversas formas de acordo com as necessidades da empresa. Um escritório, por exemplo, usa os conhecimentos de logística para reduzir os gastos com papel e material de escritório. Uma transportadora, por sua vez, poderá modificar a localização de seus depósitos de armazenamento para que os custos com frete sejam menores.

Queda nos níveis de desperdício

A otimização do trabalho e a diminuição de gastos também estão atreladas à queda no desperdício de uma empresa. Com processos bem alinhados, materiais em geral serão utilizados com um objetivo concreto, evitando seu uso de maneira exacerbada e que acarrete perdas desnecessárias.

Ajuda na promoção de práticas sustentáveis

As empresas também podem utilizar conhecimentos de logística para elaborar ações com foco sustentável. É uma maneira de promover um impacto ambiental e social positivos.

Entre práticas possíveis, estão:

  • Implementação de uma estratégia de reciclagem de materiais;
  • Incentivo do descarte correto de resíduos no trabalho;
  • Distribuição de informativos sobre consumo consciente;
  • Elaboração de processos para a diminuição da produção de lixo tóxico ao meio ambiente.

É necessário dizer ainda que desenvolver estratégias de consciência ambiental e sustentabilidade se tornou imprescindível para o estabelecimento de uma boa imagem das empresas junto aos seus clientes. A logística é a principal aliada dos gestores nessa questão.

Maior agilidade no fluxo de trabalho

Com os processos otimizados, a rotina no trabalho flui naturalmente e sem grandes interferências. Isso significa que todas as atividades são feitas de maneira mais rápida, o que igualmente se reflete em entregas com maior facilidade e em seus horários corretos.

Empresas que realizam atendimento ao cliente também terão maior eficiência nesses processos. A agilidade e a influência no tempo de resposta ao público permitem que o consumidor final se sinta mais satisfeito com o serviço prestado.

Aumento na rentabilidade

Quando as metodologias de logísticas são bem-feitas, todo o processo de otimização se reflete no aumento da lucratividade para o negócio graças à melhora da produtividade. Vale ressaltar que mesmo organizações que não possuem fins lucrativos terão benefícios, uma vez que essas estratégias valorizam o resultado das atividades.

Como aprender técnicas de logística?

Profissionais que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos de logística e aprender a traçar estratégias mais eficientes podem frequentar cursos voltados para as áreas de gestão e de administração. Ao estudar esses conteúdos, é possível ter acesso a técnicas eficientes para o gerenciamento de processos e a construção de metodologias de alto resultado.

Uma boa indicação é o curso Fundamentos de Produção e Logística da e-Hive. Ele conta com aulas focadas nos princípios da logística, o que capacita o aluno a praticar ações de controle e gerenciamento ágil dentro das empresas.

Conheça mais sobre o curso e todo o seu conteúdo clicando aqui!