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O auxiliar de farmácia tem grandes responsabilidades em ambientes hospitalares e drogarias. Devido a isso, é esperado que esse indivíduo se comporte de determinada maneira e possua certas competências para realizar seu trabalho com alta eficiência.
Em geral, serão essas habilidades que farão com que um profissional se destaque e consiga crescer na área da saúde. Desse modo, quem busca se capacitar para seguir tal carreira deve ficar atento a essas qualificações tão requisitadas no mercado de trabalho.
Quer entender quais são essas competências que vão além da profissionalização e da postura no ambiente corporativo? Então, confira a seguir:

Boa apresentação pessoal

cesta de medicamentos em uma farmáciaPode parecer simples, mas zelar por sua aparência no ambiente de trabalho é fundamental. Pode levar à conquista de um emprego e certamente transmite segurança e credibilidade ao fornecer uma informação ou mesmo no relacionamento no ambiente corporativo. Isso porque estamos falando de um indivíduo que atuará em locais de saúde e o visual é sinal de profissionalismo e higiene.
Alguns dos cuidados necessários:

  • Manter roupas e uniformes limpos;
  • Evitar o uso de perfumes com fragrâncias fortes;
  • Preservar as unhas cortadas e sem esmaltes;
  • Pessoas de cabelos compridos devem mantê-los presos;
  • No caso de homens, deve-se manter a barba feita;
  • Evitar o uso de acessórios em excesso, como brincos e anéis.

Uma boa apresentação pessoal também ajuda para que um cliente ou paciente se sinta confortável com presença do profissional.

Ética profissional

Uma das principais funções do atendente de farmácia é o atendimento ao público. Por isso, ele precisa manter um comportamento ético em todas as ocasiões. Além de ser respeitoso, o profissional deve comunicar informações corretas a todas as questões do cliente e jamais indicar produtos sem ter certeza de seus efeitos.
Medicamentos que necessitam de receita não podem ser vendidos sem a apresentação dela, ainda que, em alguns casos, um cliente insista para isso. Nessa hora, o auxiliar precisa ficar calmo e tentar dialogar com a pessoa em questão, explicando o motivo da impossibilidade de venda.

Evitar pré-julgamentos

As pessoas que procuram drogarias e hospitais costumam estar fragilizadas e geralmente estão passando por algum momento difícil. O profissional que as atende, seja o farmacêutico ou um auxiliar, deve demonstrar empatia e jamais julgá-las antecipadamente por aspectos físicos ou sociais.
Lembre-se de que saúde e respeito são direitos de todos, de modo que é uma obrigação demonstrar cordialidade junto a qualquer um.

Conhecimentos aprofundados

A área de saúde é ampla e mesmo com muito estudo é praticamente impossível saber tudo. Entretanto, para prestar um serviço de qualidade, o auxiliar de farmácia deve conhecer aquilo que oferece ao seu cliente.
Por isso, é imprescindível que ele estude os medicamentos disponíveis em seu local de trabalho para seu atendimento seja de alta qualidade. Além disso, ele pode precisar ter noções sobre primeiros socorros, algo que ele poderá aprender nos melhores cursos da área.

Ótima organização do ambiente de trabalho

A atenção com a apresentação pessoal não é o único cuidado estético que esse profissional deve possuir. Ele também deve prezar pela limpeza e organização do local onde trabalha.
Mesmo que outras pessoas tenham a função de fazer a limpeza desses ambientes, o auxiliar de farmácia pode contribuir com a arrumação do lugar com pequenas atitudes, como:

  • Preservar os medicamentos nas vitrines de exposição;
  • Devolver produtos para o exato local em que ele foi retirado;
  • Evitar deixar o balcão de atendimento com algum item jogado;
  • Não comer alimentos no balcão ou em frente aos clientes.

É importante que essas atitudes sejam disseminadas entre a equipe de auxiliares e farmacêuticos, para que todos contribuam para a boa organização local.

Discrição no trabalho

Em seu dia a dia, o atendente de farmácia provavelmente terá de responder a perguntas que podem constranger um cliente. Isso porque muitas vezes um problema de saúde causa reações que uma pessoa não gostaria que as demais soubessem.
Quando isso ocorre, o profissional deverá ser bastante discreto. Ele não deve demonstrar espanto com qualquer perguntar que venha a ser feita, precisa manter seu tom de voz baixo e agir de forma natural em todos os momentos.
Desse modo, ele contribui para transformar drogarias, hospitais e postos de atendimento em locais de acolhimento em que todos se sintam seguros.

Proatividade

Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho. O auxiliar de farmácia proativo é aquele que, quando não possui clientes ou pacientes a atender, atua de forma a resolver problemas ou finalizar atividades de seu local de trabalho.
Esse profissional também está sempre bem-disposto e deve oferecer um atendimento de alta eficiência, de modo que sabe indicar medicamentos genéricos ou solucionar dúvidas sobre o estoque.