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O currículo é um importante documento para quem busca uma boa colocação no mercado de trabalho. Será por meio dele que os times de gestão de pessoas terão um primeiro contato com sua experiência profissional e avaliarão se você tem ou não perfil para uma vaga.

Por isso, é fundamental desenvolver um currículo que seja atrativo para o recrutador e aumente suas chances de ser contratado. Mas como fazer isso? A seguir, ajudaremos você a responder a essa pergunta:

Características de um bom currículo

No momento de elaborá-lo é essencial apresentar sua formação completa e suas experiências profissionais relevantes.

Entretanto, esses detalhes devem ser descritos de forma direta, para não ultrapassar duas páginas de conteúdo. Eles ainda devem ser organizados para tornar a leitura da equipe de recursos humanos mais simples.

Lembre-se: o recrutador não deve ter dificuldades em compreender seu currículo. Torne sua mensagem a mais clara possível para quem está lendo.

Confira alguns conteúdos que devem estar contidos em seu currículo:

Dados pessoais

Elementos básicos em qualquer currículo, seus dados pessoais devem aparecer logo no início do documento. Eles podem conter informações como:

  • Seu nome;
  • Sua idade;
  • Estado civil;
  • Endereço (com CEP);
  • Informações de contato (como telefone e e-mail).

No caso do e-mail, tenha cuidado. Indique um endereço eletrônico profissional e evite usar contas com apelidos constrangedores.

Formação acadêmica

Sua formação acadêmica é essencial para comprovar sua capacidade de lidar com as responsabilidades solicitadas por uma vaga.

Por isto, insira de forma ordenada informações como o nome de um curso, a instituição de ensino e o período de estudo (escreva em andamento caso não o tenha finalizado).

Área de atuação

Inclua de forma ampla e direta a sua área de atuação ou seu objetivo profissional. Não coloque algo muito específico nos objetivos, como o título de cargos (gerente de projetos, coordenador de marketing).

A ideia é deixar as informações mais inclusivas. Por isso, enumere objetivos como “cargo na área de marketing” ou “colocação em recursos humanos”, que são mais abrangentes.

Detalhe sua qualificação

Busque elencar todas as suas habilidades e competências. Essa seção do currículo pode conter desde experiências em “liderança de equipes” ou “desenvolvimento de projetos”, até os conhecimentos sobre um programa de computador necessário para sua área de atuação.

Experiência profissional

É uma das seções mais importantes de qualquer currículo. Nela devem ser destacadas suas experiências profissionais mais recentes, em uma ordem decrescente.

Insira o nome da empresa em que trabalhou, seu último cargo no local, o tempo de atuação e uma breve descrição breve de suas atividades.

Caso esteja elaborando um currículo para um primeiro emprego e ainda não possua experiências, vale ressaltar sua atuação em trabalhos voluntários, estágios ou dar mais destaque para as habilidades e competências.

Insira informações complementares

Acrescente algo que julgar relevante para uma vaga. Pode ser desde os idiomas que você sabe falar/escrever até o endereço do seu portfólio ou rede social (mas somente se isso for realmente conveniente).

Caso queira, pode acrescentar uma foto no início do currículo. Apenas tome cuidado para inserir uma boa imagem e que realce seu perfil profissional.

Adapte seu currículo para a vaga

O currículo é um documento que deve ser atualizado com frequência, conforme o profissional for adquirindo novas experiências ou desenvolvendo outras habilidades.

Além disso, é necessário também adaptá-lo ao cargo que almeja. Um currículo com diversas informações sobre marketing não será primordial para alguém que busca recolocação profissional em uma vaga de RH.

Torne seu currículo atraente para o recrutador mostrando que é o candidato ideal para o cargo e leia com cuidado a descrição da vaga para garantir que você se adequa ao perfil procurado pela empresa.