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Empreender com um negócio próprio é uma atividade que pode ir além da busca por lucratividade. É o caso de empresas desenvolvidas com foco no empreendedorismo social, cujo objetivo principal é solucionar problemas que afetam a população.

Trata-se de uma forma de utilizar técnicas geralmente ligadas ao ambiente corporativo para a implementar estratégicas que geram impactos positivos em toda a sociedade. Desse modo, é possível mudar a realidade e cooperar para a promoção do bem-estar de diversas pessoas.

Quer entender mais sobre o empreendedorismo social e como ele atua? Então acompanhe esse conteúdo:

O que é o empreendedorismo social?

ilustração de um homem e uma mulher ao lado de uma lâmpada com uma planta dentroEste é um modelo de empreendedorismo que tem como foco a elaboração de negócios que visam beneficiar a sociedade com serviços ou produtos. São empresas que desejam participar de maneira ativa da mudança da realidade de comunidades e grupos menos favorecidos.

Nesse processo, qualquer tipo de causa pode ser abraçada: podem ser empreendimentos que oferecem tratamentos de saúde, melhoram o acesso à educação de qualidade para a população, preservação ambiental, entre outras ações.

De maneira geral, é similar ao trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Entretanto, ao contrário dessas instituições, no empreendedorismo social um estabelecimento não necessita exclusivamente de doações para sobreviver.

Na realidade, obter retorno monetário é parte importante desse processo, uma vez que isso torna uma empresa financeiramente sustentável. Acontece que, se no empreendedorismo tradicional o lucro é o objetivo de um negócio, nesse modelo o foco central é outro. A meta principal desses empreendimento é beneficiar a sociedade e causar transformações no país.

O público do empreendedorismo social

Muitas vezes o público beneficiado pelo empreendedorismo social é muito mais delimitado que em outros modelos de negócios. O alvo dessas ações são comunidades que carecem de algum serviço ou benefício que lhes tragam certo nível de qualidade de vida.

Por exemplo: um grupo de pessoas sofre com falta de energia elétrica na região em que moram. Um empreendedor pode então desenvolver um negócio que possibilite que esses indivíduos tenham acesso a esse tipo de serviço, sempre por um custo que seja acessível a essa população e permita a sustentabilidade da empresa.

O público pode aumentar gradativamente conforme se nota que mais pessoas convivem com a mesma necessidade e assim causar um impacto maior na sociedade.

A importância do empreendedorismo social

Os negócios desenvolvidos com base no empreendedorismo social fazem a diferença na rotina de diversas pessoas em todo o mundo. Nesse processo, alguns casos se tornam tão emblemáticos que expõem a relevância dessas ações para a população.

Foi o que aconteceu com o Banco Grameen, que possui sede em Bangladesh. Ele foi fundado pelo economista e empreendedor social Muhammad Yunus. Seu foco era fornecer crédito a famílias pobres que não conseguiriam tal benefício em outros bancos. Além de melhorar a condição de vida de muita gente, Yunus recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano de 2006.

Em vista disso, falar de empreendedorismo social é tratar de uma ferramenta que se tornou indispensável para mitigar problemas e modificar a vida de muitas comunidades.

Os negócios sociais atuam assim de mãos dadas com as ações das OSCs e promovem uma mudança na estrutura populacional que visa beneficiar aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Os passos para desenvolver um negócio social

Para iniciar um negócio com foco no empreendedorismo social, há algumas atitudes que podem ser tomadas pelo empresário. Tratam-se de etapas que ajudam a entender melhor como uma empresa do tipo impactará uma comunidade e o grau de benefícios que trará no futuro.

Esses passos são:

Análise do problema

Em um primeiro momento, o empreendedor deve verificar a existência de uma adversidade que cause desigualdade social a um determinado grupo. Isso inclui questões como a falta de moradia, a educação precária para a população, questões ambientais, dificuldade de acesso a serviços de infraestrutura e até mesmo a carência de empregos.

É importante que essa análise seja feita com foco em uma determinada região. Dessa forma, se consegue projetar soluções de maneira assertiva, ainda que o empreendimento cresça futuramente.

Além disso, não adianta tentar abraçar todos os problemas que existem na sociedade: o foco deve ser em uma questão específica.

Reconhecimento da oportunidade

Quando a necessidade de um grupo é identificada, começa a etapa de desenvolvimento da solução. Nesse momento, o empreendedor deve conseguir vislumbrar uma oportunidade ainda não reconhecida pelo mercado e investir na sua elaboração.

A criatividade e a inovação são essenciais para a construção de empreendimentos benéficos para a sociedade e que possam se sustentar financeiramente. Problemas como a falta de escolaridade, por exemplo, podem ser resolvidos de diferentes maneiras que vão além da criação de escolas.

Isso é o que faz a e-Hive. Ao notar a falta de capacitação profissional da população para o mercado de trabalho, os colaboradores do e-Hive resolveram oferecer educação de qualidade por meio de cursos livres com condições de pagamento acessíveis.

Com parte dos recursos obtidos pela venda desses cursos, tem sido possível apoiar ações sociais da Legião da Boa Vontade (LBV).

Implementação do negócio

Compreendendo a oportunidade que tem em mãos, o empreendedor social pode estruturar seu negócio e implementá-lo. Em seguida, ele deve começar a verificar se seu objetivo de causar impacto positivo foi atingido e garantir que a nova empresa consiga se manter estável financeiramente.

As competências de um empreendedor social

É fundamental que os indivíduos que desejam desenvolver negócios com foco no empreendedorismo social tenham aprimorado determinadas habilidades técnicas e comportamentais de gestão.

Algumas das habilidades que esse tipo de empreendedor apresenta são:

Visão inovadora

Como se pode perceber, a inovação faz parte de um negócio com foco na promoção de um impacto social benéfico. Quando possuem boa visão voltada para a transformação do ambiente ao seu redor, empreendedores sociais conseguem aplicar conhecimentos do universo empresarial para construir soluções a favor da população.

Ter ótimo controle financeiro

Os negócios sociais podem receber doações, mas eles precisam principalmente obter certo volume de renda para se manterem financeiramente saudáveis. Quem busca iniciar algo nesse modelo de empreendimento deve ter uma ótima habilidade de gestão financeira.

Assim, ele pode verificar com eficiência os gastos que tem com sua empresa, oferecer produtos a preços acessíveis e garantir que não ocorram prejuízos futuros.

Saber negociar

Para promover o empreendedorismo social, o indivíduo precisará de recursos. Isso muitas vezes inclui firmar parcerias e obter créditos em instituições financeiras.

Então, possuir competências de negociação permitem que o empresário consiga alcançar os melhores acordos. Essa é também uma maneira de garantir que seus serviços sejam futuramente oferecidos a valores que populações em estados de necessidade possam pagar.

Conseguir gerenciar equipes

Um negócio só funciona graças ao seu time de colaboradores. Por isso mesmo, empreendedores devem possuir boas habilidades de gestão de pessoas e construir times focados em dar o melhor para a empresa.

É importante também que toda a equipe esteja alinhada com o objetivo principal da organização, que no fim é sempre beneficiar a população. Nesse momento, vale realizar treinamentos com todos os envolvidos. Assim, eles podem conhecer mais sobre o foco da empresa e como suprir uma necessidade social.

Pensar estrategicamente

Toda empresa deve ser pensada de maneira estratégica. Entretanto, no empreendedorismo social isso é ainda mais relevante.

Não basta apenas elaborar planejamentos direcionados aos ganhos no negócio, é preciso garantir também o impacto positivo para a comunidade.

Por isso, as estratégias voltadas para esse modelo de empreendimento são muito mais complexas. Torna-se necessário levar em consideração diversos fatores populacionais e monetários para garantir o sucesso da empresa e também atingir os objetivos propostos em sua fundação.

Ter responsabilidade social

Obviamente, quem abre um negócio social tem consciência das necessidades da população. Por esse motivo, ele deve assumir as responsabilidades das causas que deseja abraçar e trabalhar continuamente para fomentar o crescimento das comunidades que auxilia.

Como desenvolver essas competências?

Ser um empreendedor social eficiente não é uma tarefa simples. É imprescindível muita pesquisa sobre as necessidades da população e deve-se exercitar as habilidades de gestão financeira, de tempo e de pessoas para alcançar êxito em suas estratégias.

Por isso mesmo, buscar capacitação com cursos relacionados a essa área torna-se algo fundamental para tal empreendedor.

A e-Hive tem um papel relevante nesse momento. A plataforma conta com diversos cursos para gestores, mas um dos mais relevantes para quem está se aprofundando em questões de empreendedorismo social é a capacitação Empreendedorismo – Abra seu negócio do zero.

Nesse curso, empreendedores aprendem técnicas de viabilidade de um plano de negócios eficiente. Além disso, eles exercitam sua mentalidade inovadora e assim podem construir soluções mais eficazes para sanar problemas da população.