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O avanço do mercado on-line tem apresentado novas oportunidades de negócios na internet. Com isso, o chamado empreendedorismo digital vem ganhando espaço e se tornado uma tendência em alta no país e no mundo.

De fato, o público recorre cada vez mais à web para comprar produtos que vão de itens de vestuários até alimentos para a casa. A comodidade de ter acesso a diversas opções de serviços no “conforto do seu lar” é que motiva muitas pessoas.

Por isso, até mesmo os pequenos empreendimentos estão apostando na digitalização de suas atividades para atender às demandas de um perfil de cliente que só cresce.

Se você quer conhecer mais sobre esse movimento do mercado e entender quais são as oportunidades trazidas pelo empreendedorismo digital para quem buscar evoluir em seu negócio próprio, então continue acompanhando esse conteúdo.

O que é o empreendedorismo digital?

pessoa com um ipad espelhando a imagem de uma fogueteTrata-se do processo de iniciar um negócio que funcione no ambiente digital. Um espaço físico não é necessário para esse tipo de empreendimento, embora algumas empresas com sedes físicas estejam se aventurando pelo ambiente virtual e promovendo a expansão do comércio on-line.

Apesar de ter alcançado popularidade nos dias atuais, o empreendedorismo digital não é algo novo. Ele surgiu na década de 1970, junto da internet. Entretanto, somente agora empreendedores de todos os portes estão investindo nesse modelo de negócio. O motivo é a facilidade no acesso proporcionada pelo avanço tecnológico.

Há diversos tipos de produtos que podem ser comercializados exclusivamente on-line como filmes, jogos, e-books, softwares e conteúdos educativos.

As vantagens do empreendedorismo digital

Esse modelo de empreendimento chama a atenção pelas vantagens que oferece ao empreendedor. A principal delas é seu baixo custo: é possível começar um negócio digital com um investimento bem menor que o físico.

Entretanto, há outros benefícios que estão atraindo empresários de todos os ramos para o empreendedorismo digital. Eles são:

Crescimento do ambiente virtual

Cada vez mais aumenta o número de pessoas que acessam a internet todos os dias. O mundo virtual está tão presente no dia a dia que pode ser acessado a qualquer lugar e a qualquer hora graças a dispositivos como smartphones e tablets.

O comércio eletrônico segue essa evolução e promove um ambiente propício para que mais negócios de empreendedorismo digital encontrem espaço no mercado.

Pesquisas recentes apontam que cerca de 149 milhões de brasileiros possuem acesso à internet. Isso significa que é possível atingir um gigantesco volume de clientes somente no Brasil, sem necessariamente estar limitado às barreiras espaciais de um empreendimento físico.

Flexibilidade de trabalho

Quem realiza outras atividades profissionais pode administrar um negócio digital com maior flexibilidade. Como não há uma delimitação de horário ou local para que o empreendimento funcione, é possível gerenciá-lo quando lhe for mais agradável.

Além disso, o empreendedor poderá trabalhar direto da sua casa ou em um escritório conforme se sentir confortável. É necessário, porém, ter comprometimento e organização. Por isso, é bom delimitar um horário diário para verificar questões relacionados à empresa e aos pedidos dos clientes.

Facilidade de atrair consumidores

Na internet encontram-se disponíveis ferramentas e plataformas para chamar a atenção do seu público-alvo. Inclusive, se pode usar as redes sociais como canais de contato e ferramentas para a criação de campanhas de atração e engajamento.

Por isso, é muito mais fácil conquistar novos clientes com um negócio no modelo do empreendedorismo digital.

Como os obstáculos geográficos basicamente não existem, o gestor consegue ampliar o alcance de seus consumidores continuamente. Desse modo, é possível ter um investimento que cresce conforme atinge mais pessoas.

Maior dinamismo

Por eliminar as limitações de horário e local, um empreendimento digital permite a realização de negociações e vendas mais dinâmicas. O consumidor poderá obter o produto a qualquer momento, sem necessariamente ter de conversar com um vendedor.

Além disso, em caso de dúvidas com a venda, é possível usar o canal de contato que achar mais conveniente e o cliente não precisará esperar em filas ou se deslocar para ambientes específicos.

O que é preciso para começar um empreendimento digital?

Iniciar uma empresa nesse modelo de negócio, independentemente de seu tamanho, requer uma série de habilidades e um ótimo planejamento. O ideal é que se tenha familiaridade com os fundamentos do empreendedorismo a fim de traçar um plano de ação eficiente.

Entretanto, além disso é imprescindível tomar determinadas atitudes, como por exemplo:

Selecionar seu segmento de mercado

Todo empreendimento deve ter seu público específico. Por isso, é importante decidir com qual nicho de mercado se vai trabalhar. Isso é indispensável para desenvolver melhores produtos e agir de modo a solucionar uma dor específica dos clientes. Desse modo, também se conseguirá construir campanhas de marketing mais eficientes.

Elaborar a página da sua marca

Mesmo sem espaço físico, para oferecer produtos on-line é preciso de um local específico. Nesse caso, trata-se do site da marca do negócio, no qual o cliente tem acesso aos produtos de sua preferência e encontra o catálogo de serviços fornecidos pelo empreendedor.

É vital desenvolver uma página que ofereça uma boa experiência do usuário, com informações aprofundadas dos itens oferecidos. Isso ajudará o consumidor a sentir confiança no negócio sempre que comprar algo pela internet.

Divulgar o negócio on-line

Quem acabou de iniciar um negócio no modelo do empreendedorismo digital não pode esperar que os clientes encontrem o site da marca só pesquisando na internet. É fundamental saber divulgar seus serviços e isso só será possível quando o empreendedor sabe utilizar as plataformas corretas.

O ideal é conhecer ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads, que exibem anúncios de produtos durante as buscas do Google, no Youtube e em redes sociais como o Facebook e Instagram.

A e-Hive conta com cursos específicos em ambas as plataformas de marketing digital. Assim, quem ainda não domina essas ferramentas poderá se aprofundar em suas capacidades por meio dessas qualificações.

A importância da criatividade

Por estar em crescimento, o mercado digital tem se tornado bastante competitivo. Graças a isso, a criatividade é essencial para qualquer empreendedor que está abrindo seu negócio e deseja se destacar em seu nicho.

É importante verificar o que a concorrência está fazendo e identificar problemas do público que ainda não estão sendo resolvidos. Muitas vezes, é possível construir um bom negócio com base nas brechas deixadas por outras empresas.

Obviamente vale a pena seguir algumas tendências, mas sempre se deve agir de forma criativa para atrair a atenção dos clientes e ganhar reconhecimento em seu segmento de atuação.