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Por se tratar de uma das etapas decisivas de um processo seletivo, é natural sentir um pouco de ansiedade e nervosismo antes de uma entrevista de emprego. Entretanto, para alguns candidatos essas sensações se transformam em problemas tão grandes que podem afetar até mesmo o sono.

Obviamente, o estresse exacerbado é prejudicial para o desempenho durante processos seletivos. Muitas vezes, o profissional é altamente qualificado para uma vaga, mas como não consegue agir naturalmente durante a entrevista, dificilmente acabará sendo contratado.

Há algum jeito de superar a ansiedade nesses momentos? Confira algumas dicas de como fazer isso a seguir:

Mude sua visão sobre a entrevista de emprego

ilustração de duas pessoas em uma entrevista de emprego conversando sentados numa mesaUm dos passos iniciais para controlar o estresse causado por uma entrevista de emprego é mudar a ideia que se tem desse momento. Para alguns candidatos pode parecer uma chance única de entrar no mercado de trabalho, mas a realidade é que as empresas estão sempre abertas para profissionais bem capacitados e há muitas oportunidades disponíveis.

Além disso, a entrevista deve ser vista como uma chance de troca de informações com os recrutadores. É quando se pode conhecer mais sobre a organização que pretende trabalhar e entender como funciona toda a sua estrutura.

Considerando a situação como um bate-papo para troca de conteúdo fica mais fácil se apresentar para os entrevistadores de maneira tranquila e segura.

Foque em pensamentos positivos

A ansiedade é um sentimento que traz consigo diversos pensamentos negativos que apenas aumentam a sensação de estresse e nervosismo. Pode parecer difícil, mas o melhor conselho para evitar que isso aconteça é tentar manter o foco em pontos positivos da trajetória profissional.

Os candidatos devem sempre lembrar que já passaram por uma das fases da seleção: seus currículos atraíram a atenção da empresa, o que é uma comprovação da qualificação para o cargo. Por isso, se eles se mantiverem confiantes poderão passar pela etapa da entrevista de emprego sem grandes percalços.

Faça uma pesquisa sobre a empresa

Conhecer quem vai te entrevistar é uma forma eficiente de se manter mais calmo antes desse momento do processo seletivo. Quando se faz uma pesquisa sobre a empresa é possível entender melhor como ela trabalha, algo que permite ao candidato compreender qual o seu papel no crescimento do negócio.

É aconselhável encontrar dados importantes com uma rápida busca nas redes sociais e no site oficial da organização. O LinkedIn costuma ser uma boa plataforma de referência para quem está fazendo uma consulta sobre prováveis empregadores.

Além disso, com as informações coletadas pode-se comentar algo positivo sobre o negócio, o que na visão dos recrutadores é uma demonstração de alto interesse na vaga.

Reduza as causas da ansiedade

Há diversos fatores que podem aumentar o nervosismo nessas ocasiões. Uma estratégia eficiente para manter a calma é tentar controlar as causas de estresse.

Por exemplo: muitas pessoas ficam preocupadas com as vestimentas no dia da entrevista. Para diminuir essa sensação, escolha com antecedência a roupa mais adequada.

O medo de atrasos também provoca sintomas de ansiedade. Por isso, é bom verificar o caminho até a empresa e se programar para chegar com alguns minutos de antecedência. Se o candidato for entrevistado pela internet, vale também deixar o despertador programado com tempo de sobra para ele se preparar.

Conheça as principais perguntas

Durante uma entrevista de emprego, há diversas perguntas que fazem parte do repertório comum dos recrutadores de todos os nichos.

Questões em torno do “seu objetivo daqui a alguns anos”, “seus defeitos e qualidades” e “principais desafios da carreira” costumam estar presentes na maioria das entrevistas de emprego.
Vale a pena que o candidato faça uma busca em relação a isso e se prepare a fim de conseguir responder a cada uma dessas dúvidas com naturalidade e alcançar um bom desempenho.

Treine sua apresentação

mulher e seu currículo  sendo avaliados

Saber o que vai falar é uma ótima forma de conseguir confiança e diminuir os sintomas da ansiedade. Para isso, uma dica é treinar em frente a um espelho os principais detalhes da entrevista para desenvolver uma apresentação eficiente.

Os candidatos podem também solicitar a ajuda de um amigo de confiança nessa tarefa. O ideal é realizar uma conversa como se estivesse de fato junto ao recrutador com o objetivo de identificar pontos de melhoria no discurso.

Controle a respiração

O ato de respirar pode ser um ponto-chave para reduzir o nervosismo. Quando uma pessoa se sente ansiosa, seu ritmo cardíaco muda, o que afeta a respiração de modo a deixá-la mais curta e apressada.

Por isso, uma forma de acalmar-se é fazer um exercício de respiração: o ideal é inspirar o ar lentamente pelo nariz e expirar em seguida. Isso pode ser feito diversas vezes para diminuir o estresse.

Além disso, durante a entrevista de emprego, vale focar na respiração para garantir que a ansiedade não cause nenhum impacto nesse momento.

Mentalize algo que deixa você tranquilo

Outra técnica que pode ser eficiente para diminuir os sintomas da ansiedade é pensar em algo que traz tranquilidade, mais especificamente uma memória feliz. Esse ato, aliado a uma respiração controlada, ajuda a relaxar o corpo e a mente.

Trata-se de uma espécie de movimento âncora, no qual é possível se apoiar mentalmente sempre que sentir um alto nível de estresse.

Controle os movimentos do corpo

O estresse faz com que o corpo realize movimentos repetidos quase naturalmente, como mexer muito os braços ou bater com o pé no chão várias vezes. Além desse tipo de movimentação não ser bem vista pelo recrutador, ela em nada melhora a ansiedade.

Prestar atenção ao corpo, posicionando-se de forma ereta e relaxada, sem movimentos muito bruscos, também ajuda a diminuir o nervosismo. Quando o candidato precisar fazer algum movimento, é importante que ele o realize com calma e mantenha a atenção em como está agindo.

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Atenção: caso os sintomas de ansiedade sejam muito graves, busque ajuda profissional. Essa é sempre a melhor forma de cuidar de sua saúde mental.